Acessibilidade
Apoie FUTUROS

O e-NAVE 2

O  e-NAVE 2 Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras reúne 45 práticas de todas as áreas do conhecimento e componentes curriculares, da formação geral básica e da formação profissional e tecnológica, que podem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada escola, mesmo com pouco ou nenhum recurso tecnológico. As práticas são orientadas para atender às dez competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do Novo Ensino Médio. Há diferentes ferramentas sugeridas, como poesia visual, design thinking, metodologia ágil, modelagem 3D e memes, além de práticas que trabalham a trajetória e a identidade dos estudantes, utilizando fotografia, árvores genealógicas e projetos de vida, entre outros exemplos.

A publicação está disponível também para pessoas com deficiência visual, por meio de três versões em formato digital, tanto com texto quanto com imagens descritas.


O e-NAVE 1, lançado em 2018, reúne 40 experiências inovadoras criadas na Escola Técnica Estadual Cícero Dias, em Recife, e no Colégio Estadual José Leite Lopes, no Rio de Janeiro. Assim como no e-NAVE 2, os capítulos não são divididos por disciplinas, mas sim por temas relacionados a estas práticas, com novas formas de ensinar e aprender, usando tecnologias de comunicação e informação para a disseminação de conteúdos e estímulo da capacidade de reflexão dos estudantes.

O NAVE (Núcleo Avançado em Educação)

O programa garante o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural – e forma jovens para as economias digital e criativa, com foco na produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais. Desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Educação de Pernambuco e do Rio de Janeiro, oferece ensino médio integrado a educação profissional. No NAVE, os estudantes são incentivados a desenvolver o espírito empreendedor e a estabelecer suas primeiras conexões profissionais, por meio de projetos e eventos de integração com o mercado de inovação.