Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Sobre o NAVE

São 3 anos de ensino público integral e integrado à educação profissional, que prepara jovens para as economia digital e criativa e forma cidadãos críticos e transformadores

O NAVE, Núcleo Avançado em Educação, é um programa de Ensino Médio Integrado e Profissional desenvolvido pelo Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco. Isso significa unir uma escola pública de Ensino Médio a cursos técnicos profissionais de tecnologias digitais. Cada curso é desenvolvido em parceria com instituições especializadas em diferentes áreas de conhecimento e são oferecidas aos jovens formações técnicas em Multimídia e Programação de Jogos Digitais. Os estudantes do NAVE concluem o Ensino Médio com uma formação profissional e aptos a ingressar no mercado de trabalho do futuro.

Nossas Escolas

Escola Técnica Estadual Cícero Dias (NAVE Recife)

Colégio Estadual José Leite Lopes (NAVE Rio)

Além do ensino regular, no NAVE Rio e Recife oferecemos as formações profissionais de Multimídia e Programação de Jogos Digitais

A marca NAVE foi registrada no INPI sob número de registro 829849947, em 02/07/2008.

O NAVE é uma escola integral, que entrelaça a tecnologia à vida escolar.

Durante os três anos do Ensino Médio, os estudantes são incentivados a trabalhar em projetos integrados, orientados pelos educadores. Assim, experimentam na prática processos derivados da inovação tecnológica, como ideação, planejamento, apresentação de ideias em público, produção coletiva e publicação. A escola também incentiva que os estudantes se apropriem de forma crítica das linguagens e técnicas do universo digital e estimula que eles definam sua própria trilha de aprendizagem. Além de programadores e designers, ou, quem sabe, profissões ainda não imaginadas, queremos formar cidadãos protagonistas, autônomos e conscientes, que podem programar seus próprios futuros.

 

 

Contato

Escola Técnica Estadual Cícero Dias (NAVE Recife)

Endereço: Rua Marquês de Valença, 470 - Boa Viagem - Recife - Pernambuco - CEP 51021-500

Telefone: (81) 3326-0301 / 3325-4881

Colégio Estadual José Leite Lopes (NAVE Rio)

Endereço: Rua Uruguai, 204 - Andarai, Rio de Janeiro - RJ, 20510-060

Telefone: (21) 2570-6178

Dúvidas mais frequentes

  • O que é o NAVE?

    O NAVE (Núcleo Avançado em Educação) é um programa de ensino médio integrado ao profissional desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco. O programa é estruturado sobre outros dois pilares: Centro de Pesquisa e Núcleo de Disseminação.

  • Qual é a proposta do NAVE?

    Com escolas instaladas em Recife, desde 2006, e no Rio, desde 2008, o NAVE tem como objetivo desenvolver metodologias educacionais e formar jovens para trabalhar com inovação e tecnologias digitais, preparando-os para profissões contemporâneas na área digital e criativa, como produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais.

    Além de obter formação voltada para a indústria criativa e digital, os estudantes do NAVE são incentivados a desenvolver o espírito empreendedor e a estabelecer suas primeiras conexões profissionais, por meio de projetos e eventos de integração com o mercado de inovação.

  • Como faço para estudar no NAVE Rio?

    As inscrições são realizadas por meio do site do Matrícula Fácil (http://www.matriculafacil.rj.gov.br/), da Secretaria de Educação do Estado do RJ. Para selecionar o NAVE Rio, é necessário localizar a escola pelo nome C.E. José Leite Lopes. Todos os critérios para a seleção poderão ser conferidos no site do Matrícula Fácil. É importante lembrar que, na segunda fase, as vagas são remanescentes. Quanto mais cedo acessar o site, mais chance de conseguir a vaga na escola desejada. Como o NAVE é uma escola pública, todo o processo de inscrições é conduzido unicamente pelo sistema Matrícula Fácil, sem participação do Oi Futuro.

  • Como faço para estudar no NAVE Recife?

    Para participar do processo seletivo do NAVE Recife, os interessados devem se inscrever pelo site do Sistema de Seleção da Secretaria de Educação de Pernambuco (https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/). O processo seletivo inclui a realização de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com vinte questões, sendo dez de Língua Portuguesa e dez de Matemática. No ato da inscrição, o candidato deverá agendar a data de sua preferência para a realização da prova.

     

  • Posso visitar o NAVE?

    É possível visitar o NAVE em alguns eventos abertos ao público, como o NAVE de Portas Abertas. A programação é divulgada nas redes sociais do Oi Futuro e das escolas.

  • O que se aprende nos cursos técnicos do NAVE?

    A formação oferecida pelo NAVE dura três anos e compreende do primeiro ao terceiro ano do ensino médio integrado ao profissionalizante. O diferencial desse modelo é articulação entre formação profissional e ensino básico de qualidade, utilizando as tecnologias da informação e comunicação ao mesmo tempo como ferramenta e objeto do processo de formação. Hoje fazem parte do programa duas escolas: Colégio Estadual José Leite Lopes (RJ) e Escola Técnica Estadual Cícero Dias (PE).

    Os alunos podem optar entre os cursos de Programação de Jogos e Multimídia/Design de Jogos. Os cursos técnicos são desenvolvidos em parceria com instituições especialistas em diferentes áreas do conhecimento.

  • Ao concluir os estudos no NAVE o estudante recebe algum tipo de certificado do curso técnico?

    Ao fim de três anos, os jovens saem da escola com diploma de ensino médio integrado ao profissional e competência para se tornarem programadores, roteiristas, designers ou, quem sabe, outras profissões que nem sequer foram imaginadas. Para chegar lá, os alunos do NAVE são incentivados a se apropriar criticamente das principais linguagens e técnicas do universo digital, abrindo caminho para se tornarem adultos criativos e autônomos, podendo programar seus próprios futuros.

  • A parte do ensino técnico do NAVE é paga?

    Não, a formação técnica é integrada ao ensino regular e também é gratuita.

  • Como funciona o Centro de Pesquisa do NAVE?

    O programa investiga e faz uso de novas tecnologias educacionais que dialogam com a cultura digital e os desafios do século 21, como novas formas de resolver problemas e estimular processos criativos.

  • Como funciona o Núcleo de Disseminação do NAVE?

    Educadores das duas escolas se reúnem em times para estudar e refletir sobre suas próprias práticas, sistematizar o que já deu certo e replicar suas descobertas para outras escolas ou contextos educacionais. Por fim, o eixo disseminação compreende os meios de veiculação da produção de conhecimento no programa e na parceria com outras instituições ou centros de pesquisa.

  • Quais são as metodologias e práticas inovadoras do NAVE?

    As metodologias e práticas inovadoras vivenciadas por alunos e professores do NAVE podem ser encontradas no e-book, disponível para download gratuito em http://www.oifuturo.org.br/e-nave/.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade