FUTURO

Nave

o nave

o nave
Núcleo Avançado em Educação

Imagine uma escola onde aprender anda de mãos dadas com inventar coisas novas. Uma escola onde ensinar o conteúdo caminha junto a produzir novos conhecimentos. Um lugar onde professores e estudantes se preparam juntos para um mundo cada vez mais digital e desafiador.

Essa escola é o NAVE

O NAVE - Núcleo Avançado em Educação - é um programa de Ensino Médio Integrado Profissionalizante desenvolvido pelo Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco. Isso significa unir uma escola pública de ensino médio a cursos técnicos em tecnologias digitais. Cada curso técnico é desenvolvido em parceria com instituições especialistas em diferentes áreas de conhecimento, oferecendo cursos de Programação de Jogos Digitais e Roteiros para Mídias Digitais e Multimídia.

Além disso, o NAVE também é um centro de pesquisa e disseminação de novos conhecimentos.

Escola Técnica Estadual Cícero Dias Oferece: Multimídia e Programação de Jogos Local: R. Marquês de Valença, 470 – Boa Viagem

Colégio Estadual José Leite Lopes Oferece: Roteiros para Mídias Sociais, Multimídia e Programação de Jogos. Local: R. Uruguai, 204 - Tijuca

 

A marca NAVE foi registrada no INPI sob número de registro 829849947, em 02/07/2008.

atividades
Programa

As atividades do NAVE são realizadas em tempo integral, sempre com a tecnologia entrelaçada com a vida escolar. Ao final de três anos, os jovens saem da escola com competência para se tornarem programadores, roteiristas, designers ou, quem sabe, outras profissões que ainda nem sequer foram imaginadas.
Para chegar lá, os estudantes do NAVE são incentivados a se apropriar criticamente das principais linguagens e técnicas do universo digital. Assim, abrem caminho para se tornarem adultos criativos e autônomos e poder programar seus próprios futuros.

escola
ENSINO MÉDIO INTEGRADO E PROFISSIONALIZANTE

Centro de Pesquisa:
Educadores e pesquisadores
estudam os meios eletrônicos,
seus conteúdos e relações com
o universo escolar.

Centro de Disseminação:
Destinado a sistematização,
avaliação e disseminação dos
processos e metodologias do
NAVE para outras escolas.

Integral e Integrado

como funciona
Integral e Integrado:

Além do currículo regular do ensino médio, os jovens se distribuem em três cursos técnicos complementares.
Durante os três anos, eles são incentivados a trabalhar em projetos integrados, orientados pelos educadores.
Assim, experimentam na prática processos derivados da inovação tecnológica, como ideação, planejamento, apresentação de ideias em público, produção coletiva e publicação.

cursos

Área de Formação
projetos integrados

Apps, games e animaçãoes.

Área de Formação
multimídia

Área de Formação
ROTEIROS PARA MÍDIAS DIGITAIS

Pesquisa e Disseminação

Pesquisa e Disseminação
Pesquisa e Disseminação

O NAVE também é um centro de pesquisa e disseminação de novos conhecimentos. O programa investiga e faz uso de novas metodologias educacionais que dialogam com a cultura digital e os desafios do século XXI, como novas formas de resolver problemas e estimular processos criativos. Educadores das duas escolas se reúnem em times para estudar suas próprias práticas, sistematizar o que já deu certo e replicar suas descobertas para outras escolas ou contextos educacionais.

Pesquisa e Disseminação
Revista Nave

O primeiro exemplar da Revista NAVE – Inspirações para novas práticas, reúne artigos produzidos por educadores que assumem um compromisso maior do que ministrar aulas. Esses profissionais dedicam parte do seu tempo para vislumbrar soluções educacionais simples, porém, relevantes.

Pesquisa e Disseminação
NAVE de Portas Abertas

evento no qual a escola abre suas portas para apresentar o seu espaço e suas metodologias; oferecer oficinas; expor os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e discutir sobre Educação Integral com foco no Ensino Médio profissionalizante.

Pesquisa e Disseminação
Decola

evento que tem como propósito aproximar a escola do mundo do trabalho por meio de discussões sobre empreendedorismo, feira de exposição de organizações da indústria criativa e mostra de produtos digitais desenvolvidos pelos estudantes.

vídeos