FUTURO

  • acasadelucia_10

    CINEMA NO PÁTIO

    De 06/06/2017 até 27/06/2017 - Oi Futuro Flamengo

    CINEMA NO PÁTIO

    MOSTRA OLHARES SOBRE O REFÚGIO

    A Mostra de documentários é uma parceria da ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) com o Oi Futuro, como parte das ações da ACNUR relacionadas ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado em dia 20 de junho.

    Programação dos filmes:

    Dia 6: “Exodus – De onde eu vim não existe mais”

    Direção: Hank Levine – Brasil/Alemanha (2016) – 105min

    As jornadas de seis refugiados: Napuli, Tarcha, Bruno, Dana, Nizar e Lahtow. Uma observação sobre o estado do mundo frente à crise dos refugiados que se espalhou por todo o planeta, onde mais pessoas deixam seus lares para fugirem de motivos diversos como guerras e epidemias, buscando um porto seguro para recomeçar suas vidas.

    “Bem Vindo ao Canadá”

    Direção: Adam Loften e Mary Fowles. 19 min. Canada, 2016. Documentário

    Este curta-metragem conta a história de Mohammed Alsaleh, um jovem refugiado sírio que vive no Canadá desde 2014. Depois de ter sido preso e torturado, Mohammed busca reconstruir a sua vida no Canadá. Ele aconselha famílias sírias recém-chegadas pela mesma ONG de Vancouver que o ajudou durante seu próprio processo de acolhida no país. Como Mohammed, essas famílias deixaram seus entes queridos para trás e estão se esforçando para se adaptar a uma nova terra, encontrando resiliência e esperança para um novo começo (www.shortoftheweek.com/2016/12/03/welcome-to-canada).

    Dia 13: “Era o Hotel Cambridge”

    Direção: Eliane Caffé – Brasil (2017) – 93min

    Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.

    Dia 20: “Estou com a esposa”

    Direção: Antonio Augugliaro, Gabriele Del Grande e Khaled Soliman Al Nassiry -  Itália/Palestina (2014) – 89min

    Poeta palestino e um jornalista italiano conhecem um grupo de sí­rios e palestinos em Milão, que entraram na Europa através da ilha italiana de Lampedusa com o objetivo de escapar da guerra na Síria. Eles decidem ajudar os refugiados a completarem sua jornada rumo à Suécia por meio de um casamento arranjado e evitar que sejam presos como traficantes. Inspirado em fatos reais.

    Dia 27: “A casa de Lúcia” (inédito)

    Direção: João Marcelo e Lucia LuzBrasil (2017) – 70min

    Lucia deixou a Síria às pressas com a família de seu marido. Vivendo em condição de refúgio no Brasil há dois anos, uma viagem inesperada a leva ao reencontro de seus pais e irmãos, que moram no Kuwait.

    Terças-feiras, 19h | Pátio

    *Nos dias 13 e 27 de junho, haverá debate após a sessão.

    Oi Futuro Flamengo

    Local: Oi Futuro Flamengo

    Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo

    CEP: 22220-040

    Data: De 06/06/2017 até 27/06/2017.