FUTURO

  • museu (7)

    MUSEU DAS TELECOMUNICAÇÕES

    De 07/04/2018 até 28/12/2018 - Oi Futuro Flamengo

    De terça a domingo, das 11h às 17h

    Entrada franca

    Classificação etária: livre

    A evolução da comunicação humana por meio de vídeos, sons, textos, imagens e objetos em um espaço interativo, onde o visitante encontra novas e velhas tecnologias, entende como a telecomunicação contribuiu para a modernização das cidades e interage com a criatividade dos “profetas do futuro” – pessoas que concretizaram visões que mudaram o mundo.

    VISITAS MEDIADAS PARA GRUPOS

    Terça a sexta, entre 10h e 15h, sábado, 11h

    Agendamento prévio pelo email programaeducativo.oifuturo@gmail.com

    Exploram o acervo de forma participativa, compartilhando o fascínio que a comunicação e a tecnologia exercem sobre cada um de nós.

    ESTAÇÕES EDUCATIVAS

     

    SÉRIE #TELEmuseu

    4 DE AGOSTO

    Sábado, 15h | Térreo | Público: Família

    *Até 20 participantes

    Tente enviar uma carta sem selo: certamente você não conseguirá. E, se conseguir, seu destino será incerto. Com o selo postal, todos sabem que o percurso daquela carta está autorizado. A atividade propõe a construção coletiva de selos personalizados para a série #TELEmuseu, dentro das comemorações do Dia Nacional do Selo.

    ENIAC: O PRIMEIRO PC

    11 DE AGOSTO

    Sábado, 15h | Térreo | Público: Família

    *Até 20 participantes

    Em 15 de agosto de 1946, os norte-americanos John Eckert e John Mauchly apresentaram o ENIAC, primeiro equipamento eletrônico chamado de computador no mundo, e com capacidade de processar 5 mil operações matemáticas por segundo. A partir de um jogo, os participantes entrarão no universo da linguagem de programação produzindo códigos para um computador idealizado.

    DO DIGITAL AO DAGUERREÓTIPO

    18 DE AGOSTO

    Sábado, 15h | Térreo | Público: Família

    *Até 20 participantes

    19 de agosto é o Dia Mundial da Fotografia. A data tem origem na invenção do daguerreótipo, processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre, em 1837. Hoje, com a tecnologia digital, os recursos estão cada vez mais sofisticados. Venha conhecer os primeiros processos, a partir de um protótipo de máquina fotográfica.

    CONSTRUINDO MEU TELEFONE

    25 DE AGOSTO

    Sábado, 15h | Térreo | Público: Família

    *Até 20 participantes

    Com copos e barbantes, as crianças são estimuladas a fazer um telefone para brincar.

    NAS ONDAS DO RÁDIO

     

    1º DE SETEMBRO

     

    Sábado, 15h | Museu | Público: Família

    *Até 20 participantes

    No mês de setembro comemora-se o Dia do Radialista. A partir do vídeo “Nas ondas do rádio”, propomos uma conversa sobre a relação das pessoas com esse meio de comunicação nos dias atuais.  Quais os lugares existentes no Museu que estão ligados ao rádio? Venha descobrir conosco.

    EXTRA EXTRA – MUSEU DAS TELECOMUNICAÇÕES

     

    8 DE SETEMBRO

     

    Sábado, 15h | Térreo | Público: Família

    *Até 20 participantes

    Primeiro jornal publicado no Brasil, em 10 de setembro de 1808, a Gazeta do Rio de Janeiro era um tipo de imprensa oficial da família real portuguesa. As poucas informações que chegavam até aqui vinham dos periódicos europeus. A atividade propõe a construção de um jornal mural comemorativo às telecomunicações.

    256º DAY

     

    15 DE SETEMBRO

     

    Sábado, 15h | Nível 3 | Público: Família

    *Até 20 participantes

    Em 13 de setembro comemora-se o Dia do Programador, profissão fundamental no universo da tecnologia e da internet. A data foi escolhida por ser o 256º dia do ano. Este é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits, número muito familiar para os programadores.  A atividade se desenvolve a partir da experiência do “Computador que Fala”.

    O MUSEU DAS MINHAS MEMÓRIAS

     

    22 DE SETEMBRO

     

    Sábado, 15h | Museu | Público: Família

    *Até 20 participantes

    A atividade propõe a construção de um inventário de suas memórias. O que você preservaria da sua história? Qual seria a sua coleção de memórias raras?

    QUE COM PALAVRAS NÃO SEI DIZER

    29 DE SETEMBRO

    Sábado, 15h | Museu | Público: Família

    *Até 20 participantes

    Em referência à Semana Nacional da Pessoa Surda, a atividade é uma visita mediada pautada pelo gesto. Propõe criar novas formas de comunicação, onde a fala e a escuta se darão apenas pelo corpo, propiciando uma experiência de comunicação não verbal e reconstruindo novos sentidos para acessar os conteúdos, os objetos e a memória do Museu. Nesta dinâmica, o público é convidado a estabelecer uma nova relação com o espaço museológico, revelando novas percepções.

    Oi Futuro Flamengo

    Local: Oi Futuro Flamengo

    Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo

    CEP: 22220-040

    Data: De 07/04/2018 até 28/12/2018.