Acessibilidade
Apoie FUTUROS

5 atividades imperdíveis do ColaborAmerica 2017

22/11/2017

5 atividades imperdíveis do ColaborAmerica 2017

Estamos conectados ao ColaborAmerica 2017, que começa amanhã (23) e que até o dia 25 de novembro vai reunir pessoas que querem mudar a forma de se relacionar e conviver em sociedade. Economia circular, blockchain, economia colaborativa, cultura maker e negócios sociais serão debatidos durante o maior festival de novas economias da América Latina, que este ano tem como tema “Inovar é Regenerar”. A programação é gratuita, extensa e inclui palestras, oficinas, shows e workshops. Como as sessões ocorrerão simultaneamente e estarão espalhadas em dez espaços dentro do Hub RJ, na Zona Portuária da cidade, nosso time separou cinco atividades imperdíveis do ColaborAmerica 2017:

 

1) A inovação que vem da cultura

Dia: 23 de novembro (quinta-feira)
Horário: de 14h50 às 16h
Local: Plenária Maria Bonita

O painel abordará a seguinte questão: “será que a cultura deixa seu papel de personagem secundário para assumir maior protagonismo numa economia que faz sentido para todos?”. Para debater sobre o tema, a sessão contará com Dando Antares, Fundador do Centro Revolucionário de Inovação e Arte, Fundador; Lia Baron, Diretora de Diretora de Planejamento e Projetos Especiais da Fundação de Arte de Niterói; Ivana Bentes, professora e pesquisadora da Escola de Comunicação da UFRJ; e Paula Brandão, Sócia fundadora e Diretora da Baluarte.

 

2) A disputa pelo imaginário da cidade

Dia: 23 de novembro (quinta-feira)
Horário: de 16h20 às 16h50
Local: Plenária Clementina de Jesus

Bate-papo sobre as representações da cidade e a cultura urbana com o professor e fundador do Observatório das Favelas, Jailson de Souza e Silva, que também vai compartilhar as experiências no seu projeto na Maré com o público presente.

 

3) Aquário: Mulheres empreendedoras – inspirações e desafios

Dia: 23 de novembro (quinta-feira)
Horário: a partir de 18h10
Local: Plenária Maria Bonita

Um time de mulheres inspiradoras vai debater sobre os desafios de enfrentar o preconceito e o machismo na sociedade, a importância do feminismo e os dilemas da maternidade e do empreendedorismo feminino. A programação é ideal para quem quer trocar ideias e experiências sobre o espaço da mulher no mercado empreendedor.

 

4) Welight e IBM: inovação em blockchain

Dia: 24 de novembro (sexta-feira)
Horário: de 12h20 às 13h
Local: Espaço Celina Viana

A palestra “Welight e IBM: inovação em blockchain” vai abordar o papel da tecnologia e da colaboração em rede para impulsionar o poder das pessoas como agentes de transformação . A atividade será ministrada pelo André Salem, da IBM, e pelo Pedro Paulo Lins e Silva, fundador da Welight, que, juntos, vão partilhar as vivências em seus ambientes de trabalho para pensarmos em como construir uma sociedade inovadora e sustentável através da tecnologia.

 

5) Co-criando cidades para o futuro

Dia: 25 de novembro (sábado)
Horário: a partir das 10h
Local: Plenária Clementina de Jesus

Liderada pela Ministra da Moradia e Habitação do Paraguai, Soledad Núñez, a palestra vai debater o poder da cooperação e do diálogo social como ferramenta fundamental para o desenvolvimento urbano e rural, auxiliando na diminuição da pobreza.

 

Além dessas cinco, vale ficar de olho nas atividades que o Oi Futuro vai participar:

 

– Workshop Fluxovida

Data: 23 de novembro
Horário: de 11h30 às 13h
Local: 08.Maker: Reparo

Este workshop é oferecido pelos professores e alunos do nosso NAVE Rio. Os fluxogramas são muito utilizados em projetos para representar a lógica interna dos programas, mas podem também ser usados para desenhar processos de negócio e o workflow que envolve diversos atores corporativos no exercício de suas atribuições. Vamos fazer e entender como construímos os nossos fluxos no dia-a-dia.

 

– Educação e Direitos Humanos

Data: 24 de novembro
Horário: 18h20 às 19h30
Local: Plenária Maria Bonita

Nossa gestora de Educação, Inovação Social e Comunicação, Carla Uller vai participar da mesa sobre Educação e Direitos Humanos, que vai abordar o papel da educação na valorização das diferenças e da diversidade, no respeito aos direitos humanos e na promoção da sustentabilidade socioambiental. Também serão abordadas questões: “como podemos dar um passo à frente e reafirmar os princípios da equidade, do enfrentamento da violência, da intolerância e da discriminação?” e “Como favorecer a formação de uma consciência cidadã, o desenvolvimento de processos metodológicos participativos; e o fortalecimento de práticas individuais e sociais que promovam, protejam e defendam os direitos humanos?”

 

– Viagem ao Futuro

Data: 25 de novembro
Horário: de 11h30 às 13h
Local: 08.Maker: Reparos

Os alunos e professores do nosso NAVE Rio também vão comandar este workshop, que vai exercitar a habilidade para formular novas ideias e solucionar problemas e desafios. Na oficina, praticaremos o desenvolvimento da inteligência de um grupo a partir da criatividade e da inovação.

 

A programação completa do ColaborAmerica 2017 está disponível aqui e para participar do festival, basta retirar seus ingressos gratuitamente aqui.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade