FUTURO

oi futuro skate 4

A rebeldia criativa vai mais longe de skate

20 de junho de 2017

Começou só como um churrasco e uma oportunidade para andar de skate. Há 13 anos, na Califórnia, skatistas resolveram criar o Go Skateboarding Day, informalmente, para fazer algumas manobras, assar uma carne e tomar umas cervejas, no dia 21 de junho. Capitaneado pela International Association of Skateboard Companies (IASC), o Go Skateboarding Day se espalhou pelo mundo e inclusive no Brasil, onde foi devidamente traduzido para Dia Mundial do Skate.

oi futuro skate 3

A velocidade com que o Dia do Skate conquistou o planeta ensina um pouco sobre como a cultura é produzida e disseminada nos dias de hoje, em que os moradores das cidades criam redes próprias de comunicação e colaboração, com a ajuda da internet e das mídias sociais. A IASC criou um site para que os skatistas de todo o mundo informem os eventos que criaram para hoje, em celebrações coletivas, em parques, áreas urbanas ou lojas de equipamentos de skate. Para a associação, o Go Skateboarding Day serve para marcar o skatismo como uma atividade caracterizada pela “celebração rebelde e criativa da independência”.

oi futuro skate 5

Para o Oi Futuro, o skate é tudo isso – e também uma forma de reunir pessoas que possam aproveitar as ruas e pátios de uma maneira coletiva, gerando novas maneiras de ver e viver a cidade. É por isso que o programa de patrocínios esportivos incentivados do Oi Futuro patrocina este ano o Skate Run 2017, em Campinas, o + Esporte, que oferece em Belo Horizonte oficinas que incluem o skate, e o XIS Game, em Belo Horizonte e Contagem (MG). Além disso, no Olhares NAVE Oi STU Open , estudantes de roteiro da Escola Estadual José Leite Lopes / NAVE (Núcleo Avançado em Educação) usaram celulares para registrar sua visão e percepções sobre o skate durante o Oi STU Open, entre 25 e 30 de abril, no Rio de Janeiro.

oi futuro skate

O Oi Futuro também apoia dois projetos que têm no skate sua principal ferramenta: o Skate Solidário II, que promove a inclusão social de 360 crianças e adolescentes através de aulas dos fundamentos do esporte ao mesmo tempo em que são disseminados conceitos de cidadania, socialização, convivência e fortalecimento de vínculos, em nove unidades do CEU (Centro Educacional Unificado) das Zonas Sul e Leste da cidade de São Paulo, que dispõem de equipamentos específicos para a prática do esporte. O Oi Futuro também apoia através do Fundo da Infância e Adolescência o Parceria Nota 10, que beneficia 2 mil crianças e adolescentes em Curitiba com oficinas que incluem a prática de skate. São apoios e iniciativas que demonstram nossa confiança de que o esporte leva mais longe – inclusive sobre uma prancha com rodinhas.