FUTURO

Cintya foi a sensação do Mundial

ATLETA DA ATACAR CONQUISTA BOLSA DE ESTUDOS EM ESCOLA TRADICIONAL DO RIO

3 de fevereiro de 2014

Ela só tem 12 anos, mas quando o assunto é superação de limites se transforma em uma gigante em quadra. Cintya Oliveira é atleta de Parabadminton da equipe Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi/Prati-Donaduzzi e um exemplo para todos.

O comprometimento e a dedicação ao esporte levaram Cintya a conquistar importantes medalhas e títulos em diversas competições no ano passado. A paratleta faturou uma medalha inédita na modalidade simples feminina sub 13 durante a 1ª Copa Norte Oeste de Badminton e Parabadminton, derrotando em quadra sete atletas que não possuíam deficiência. E foi com muito talento que Cintya brilhou em cada etapa do Campeonato Paranaense e Brasileiro, retornando sempre com diversas medalhas, em diferentes modalidades.

Todo este esforço merecia alcançar também outras fronteiras. Foi então que surgiu o convite para a atleta integrar a Seleção Brasileira de Parabadminton e representar o país – juntamente com mais três atletas e técnico da mesma equipe – no Campeonato Mundial da modalidade, realizado em novembro, na Alemanha.

Desta vez, Cintya não voltou para casa com medalhas, mas foi a sensação do Mundial. Sua postura guerreira em quadra e o jeito cativante encantou os participantes, características que foram decisivas para a seleção da atleta, escolhida para participar de um documentário realizado pela Federação Mundial de Badminton.

 

RECONHECIMENTO

 

E depois de tantos títulos em quadra agora Cintya comemora mais uma conquista. A atleta recebeu uma bolsa para estudar no Colégio Incomar de Toledo. “Quando eu comecei a jogar não sabia que iria ganhar essa bolsa, ainda mais em um colégio como o Incomar. Eu sempre quis ter um ensino melhor, eu só não sabia que iria ser em um colégio tão bom. Eu tenho certeza que estudar nesta escola vai ser bom para minha carreira como atleta e para minha vida pessoal. Também agradeço pelo período em que estudei na outra escola, que foi fundamental para o meu crescimento”.

Para Fábio Bento dos Santos, técnico da equipe de Parabadminton na qual Cintya faz parte, a atleta é um orgulho para a cidade de Toledo. Ele viu a jovem desistir de praticar a modalidade em 2012, mas voltar com tudo em 2013 e superar as expectativas de todos, ganhando destaque no Estado e no país. “Foi mais uma conquista para o currículo dela, a mais importante, pois uma atleta não é vencedora se não tiver cultura e educação de qualidade”.

Além de integrar a equipe de Toledo, Cintya também representará o Incomar em diversas competições. A conquista da bolsa de estudos teve o auxílio da Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo.

A equipe de Parabadminton Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi/Prati-Donaduzzi tem como patrocinadores as empresas: Volvo, Oi e Prati-Donaduzzi e ainda conta com o apoio da Prefeitura de Toledo, Universidade Paranaense (Unipar), Instituto Oi Futuro, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Toledo, Tolenutri, Sportland, Ministério do Esporte e Lei de Incentivo ao Esporte.