Acessibilidade
Apoie FUTUROS

OI FUTURO APRESENTA A EXPOSIÇÃO “CLIMA TEMPO”, COM FOTOS DE CENÁRIOS CARIOCAS

25/11/2013

OI FUTURO APRESENTA A EXPOSIÇÃO “CLIMA TEMPO”, COM FOTOS DE CENÁRIOS CARIOCAS

O Oi Futuro apresenta a partir do dia 25 de novembro a exposição de fotografia “Clima Tempo”, dentro do projeto Expofoto. A mostra reúne imagens do fotógrafo carioca Vítor Silva que revelam a beleza de cenários cariocas em situações climáticas diversas. “Clima Tempo”, com curadoria de Pedro Agilson, fica em cartaz no centro cultural do Flamengo até o dia 9 de fevereiro e também será exibida na galeria virtual do projeto Expofoto, no site www.oifuturo.org.br/cultura/expofoto.

A exposição traz cerca de 60 fotos captadas pelo fotógrafo ao longo dos últimos oito anos, em diversos bairros do Rio de Janeiro, que trazem os efeitos das mudanças meteorológicas no comportamento do carioca. “O Rio tem um tempo inconstante, o que exerce uma ação direta sobre a forma de viver e de se divertir dos cariocas. Essa variação gera uma enorme riqueza visual, pois é como se pudéssemos ver diversas cidades em uma”, explica Vítor Silva, que tem 12 anos de carreira em fotojornalismo.

Na mostra, as lentes de Vítor passeiam pela orla de Copacabana, Ipanema e Leblon, Aterro do Flamengo, Lapa, Lagoa, Centro e outros bairros, e fogem do olhar tipicamente turístico. “Busquei os ângulos inusitados, os cantinhos menos óbvios, aqueles que só os cariocas conhecem”, diz o fotógrafo.

Vítor Silva atua como fotojornalista desde 2001, tendo trabalhado no “Jornal do Brasil”, onde integrou a equipe de Evandro Teixeira, e no jornal “O Povo”, onde se dedicou principalmente à fotografia policial. No “Jornal do Brasil”, Silva se destacou com ensaios do cotidiano da Cidade Maravilhosa, tendo publicado a foto de capa da última edição impressa do veículo, em 2010. Hoje o fotógrafo atua como freelancer, focado na cobertura jornalística esportiva.

 

Expofoto

 

“Clima Tempo” marca a 53ª edição do projeto Expofoto, que ocupa o 8º nível do Oi Futuro no Flamengo e uma galeria virtual permanente no site do Oi Futuro. O projeto foi criado em 2003, idealizado para o site do Museu das Telecomunicações. Em sua fase inicial, apresentava pequenos portfólios, convidando os internautas a passarem o mouse sobre a foto em busca de áreas sensíveis que remetiam a detalhes, movimentos ou às fotos seguintes.

Com a inauguração do Oi Futuro em 2005, a Expofoto ganhou um espaço de projeções no oitavo nível, um dos poucos espaços permanentes dedicados exclusivamente à fotografia no Rio de Janeiro. O projeto, que mescla artistas tradicionais e de vanguarda, já reuniu artistas como Walter Firmo, Sérgio Moraes, Aguinaldo Ramos, Américo Vermelho, Wilton Montenegro, Marcia Folleto, Renan Cepeda, Isabel Gouveia, Ana Branco e Rai Bandeira de Mello.

 

“Clima Tempo” – Expofoto
Oi Futuro (R. Dois de dezembro, 63 – Flamengo – Nível 8)
De 25 de novembro a 9 de fevereiro
De terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca – Classificação etária: Livre
Informações: (21) 3131-3060

 

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade