FUTURO

ScreenShot001

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO É O MAIOR EVENTO SIMULTÂNEO DE CINEMA NO MUNDO

28 de outubro de 2013

Com entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais acontece em mais de 230 cidades do Brasil e em 30 países, como Portugal, França, Estados Unidos, Bulgária, Grécia e Coréia do Sul. Em sua 10ª edição,  o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais.

No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 230 cidades do país, a realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.

Em 2013 foram inscritos 115 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro. O DIA faz um panorama da animação brasileira. Além das exibições da mostra oficial acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostras infantis, internacionais, sessões especiais para pessoas com deficiência auditiva, visual e também oficinas, debates, palestras e exposições. A Mostra Nacional de filmes brasileiros será enviada a vários países como parte do intercâmbio de filmes para as comemorações do International  Animation Day.

No site do Dia Internacional da Animação, no mês de outubro será exibida a Sessão Ambiental, seleção de filmes com temáticas voltadas a preservação da natureza e ecologia.

Este ano a Mostra Nacional Oficial receberá novamente a audiodescrição e pela primeira vez a Janela de Libras, possibilitando a exibição desta sessão de filmes para pessoas com deficiência visual, auditiva, síndrome de Down e autismo.

O objetivo do projeto é de proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.

O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade poderá ser conferida no site www.diadanimacao.com.br

A ABCA promove o Dia Internacional da Animação desde 2004 e a cada edição, o evento alcança mais cidades e espectadores. O Brasil é o país que faz o maior evento de celebração da animação no mundo. A produção local do evento só acontece devido ao esforço de muitos voluntários entusiastas da arte da animação espalhados por todo o território nacional.

Na cidade de Recife o evento acontecerá na Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia a partir das 19:30h.

 

Sobre o Dia Internacional da Animação:

Mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais.

No dia 28 de Outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo.

Dia da Internacional da Animação no mundo

Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou em 2002 o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2013 o Dia Internacional da Animação será realizado em 30 países. (Para maiores informações sobre a comemoração deste dia nos países ligados a ASIFA acesse: http://www.asifa.net)

Dia da Internacional da Animação no Brasil

O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 2004, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. À ocasião, a ABCA realizou uma exposição de Traquitanas de Animação antigas, um show de sombras e bonecos recriando as primeiras apresentações de animação no mundo e a exibição de “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores de todo o Brasil.

O DIA no Brasil tem o patrocínio da Petrobras, e o financiamento do Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e é realizado com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em mais de 30  países no mundo.