Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Embaixadores NAVE: conheça os jovens que mobilizarão a escola, o Oi Futuro e a Oi

12/05/2017

Embaixadores NAVE: conheça os jovens que mobilizarão a escola, o Oi Futuro e a Oi

Todo mundo se pergunta: mas, afinal, o que os jovens do século 21 querem? Achamos que eles querem muita coisa, mas desejam principalmente dialogar e protagonizar suas próprias iniciativas. Com base nessa ideia, estreamos hoje o projeto “Embaixadores NAVE”, que aposta no protagonismo juvenil para juntar a escola, o Oi Futuro e a Oi num grande evento comum: um festival que mostre ao mundo o melhor do NAVE e que reúna elementos da cultura digital, colaborativa e esportiva.

Cada escola NAVE, no Rio e em Recife, elegeu democraticamente 12 embaixadores que serão responsáveis por mobilizar alunos e professores – além de colaboradores e executivos da Oi e do Oi Futuro – na organização do festival nas próprias escolas. O evento deve reunir atividades já existentes na escola, envolvendo robótica, games do bem, animação 3D, arte, rap, dança, entre outras.

Com a ajuda de uma facilitadora especializada em design thinking, hoje os jovens do NAVE Rio começam a construir o conceito do evento de forma colaborativa por meio de exercícios de empatia e de entrevistas com o público dentro e fora da escola (por exemplos, vizinhos da escola e colaboradores da Oi). Nessa etapa, os embaixadores tiveram a oportunidade de entrevistar vários líderes da Oi e do Oi Futuro que visitaram a escola – entre eles, o presidente da companhia, Marco Schroeder.

O NAVE é um programa de educação com um modelo incrível, que junta estrutura tecnológica e formação,  agora nosso grande desafio é replicar esse formato para outras escolas públicas de forma que a gente consiga contribuir ainda mais para o desenvolvimento do país. E o que vocês estão fazendo aqui, com o Embaixadores NAVE, já é  um pouco disso, buscando modelos diferentes e novas parcerias”, ressalta o presidente.

Após a fase de entrevistas, Mateus, um dos embaixadores, trouxe uma reflexão sobre a missão de criar um evento: “Mais que um evento, a gente pode fazer o começo de uma nova fase. Não é sobre o NAVE ou a Oi, mas criar um evento que seja sobre experiências. A gente pode extrapolar, pensar sem ter limites, entreter. E isso nós vamos construir juntos”.

Depois dessa fase de entrevistas, os alunos vão apresentar o protótipo criado para a comunidade escolar, que será aprovado por votação. Em breve a gente te conta o que vai rolar!

Design Thinking?

Design Thinking é o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados a pesquisa, questionamento, análise de conhecimento e propostas de soluções.

Embaixadores

Ansiosos para saber quem são os embaixadores? A gente te conta aqui, aperta o play!

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade