Acessibilidade
Apoie FUTUROS

FETO – FESTIVAL ESTUDANTIL DE TEATRO 2013

24/06/2013

FETO – FESTIVAL ESTUDANTIL DE TEATRO 2013

As inscrições para o FETO – Festival Estudantil de Teatro já estão abertas e vão até 19 de julho.

O FETOFestival Estudantil de Teatro, que em outubro irá reunir espetáculos, atividades formativas, oficinas, intercâmbios culturais e encontros com profissionais das artes cênicas, abre inscrições para sua 13ª edição. Estudantes de todo o Brasil – de Ensino Fundamental, Médio e Superior, cursos técnicos e livres – podem se inscrever de 13 de maio a 19 de julho para se apresentarem em Belo Horizonte com espetáculos de diferentes linguagens cênicas e performances, seja com textos próprios ou de terceiros, inéditos ou não. Em 2012, foram apresentados 21 espetáculos, com destaque para participação de grupos oriundos do Rio de Janeiro, como o Troup Pas D’argent – convidado para a noite de abertura do festival – e o Teatro Inominável, com o espetáculo selecionado ‘Sinfonia Sonho’, cuja temporada bem sucedida pelo país incluiu mais de dez festivais.

Neste ano, o festival reafirma o espaço aberto às duas categorias – Escola de Teatro e Teatro na Escola – nas modalidades rua, espaço alternativo ou palco, para o público adulto, infanto-juvenil ou infantil.

Categoria Escola de Teatro: estudantes matriculados em instituições voltadas essencialmente ao ensino das artes cênicas, podendo ser de formação profissional, técnico e nível superior;

Categoria Teatro na Escola: estudantes de quaisquer níveis de ensino (Fundamental, Médio, Superior ou técnico) que não estejam matriculados em instituições voltadas essencialmente ao ensino das artes cênicas, e estudantes dos cursos livres.

Após lerem o regulamento – disponível no site www.fetobh.art.br, os grupos e interessados devem preencher formulário online (também pelo site) e enviar pelos Correios os materiais exigidos por edital, como cópia do texto ou roteiro e imagens da apresentação ou do ensaio do espetáculo. A escolha dos selecionados é feita por uma comissão de profissionais das artes cênicas designada pelo festival. O resultado será divulgado no dia 06 de agosto, no site do festival e em sua página no Facebook.

A cada edição, o festival tem confirmado seu caráter nacional. “Especialmente nos últimos anos, tem crescido o número de trabalhos vindos de diferentes regiões do país e nosso desejo é que essa participação diversa se intensifique ainda mais. Ela contribui diretamente para que o FETO permaneça apresentando um rico panorama de possibilidades e propostas da produção teatral estudantil feita hoje no país”, afirma Bárbara Bof, uma das idealizadoras e coordenadoras do festival.

A trajetória do teatro estudantil no Brasil, passando pela própria história do FETO, é um dos eixos conceituais que esta edição pretende trabalhar. “Não pretendemos tratar a história por um viés saudosista ou entendê-la como algo estático, mas sim em constante construção. Ao colocá-la em perspectiva, buscamos suscitar discussões sobre o presente e vislumbrar caminhos para o futuro”, diz Bárbara. Concomitantemente à abertura das inscrições, o FETO lança site que abriga o Teatro, Encontros e Memórias, projeto que lançou, na edição anterior, um catálogo e um vídeo-documentário sobre o festival, e o primeiro fascículo da coleção Personalidades do Teatro Estudantil que traz depoimentos de personalidades do teatro mineiro e nacional. Além de um registro, os produtos do projeto são um convite à reflexão sobre questões como ensino de teatro no Brasil, cursos profissionalizantes, políticas públicas e estímulo às artes cênicas. Agora, todo esse material estará disponível para consultas e download.

Neste ano, o Ministério da Cultura e o Governo de Minas apresentam a 13ª edição do FETO, que tem patrocínio da Oi e apoio do Oi Futuro, apoio cultural do Instituto Unimed-BH, patrocínio da CAIXA, da Cemig – por meio do Programa Cemig Cultural, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais –, e apoio da Imerys Brasil. O FETO 2013 é realizado com benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

O FETO

Idealizado em 1999 e realizado em Belo Horizonte, o FETO – Festival Estudantil de Teatro tem como objetivo ser um espaço de valorização, visibilidade e fomento do teatro produzido nas escolas, universidades e cursos livres e técnicos. Sendo um festival estudantil por excelência, também abriga em sua programação atividades formativas, intercâmbios culturais e encontros com profissionais das artes cênicas. Soma-se a isso, um trabalho de formação de público direcionado, principalmente, a crianças e jovens.

Nesses 15 anos de existência, o FETO recebeu 578 inscrições de todas as regiões do país e abriu espaço para a apresentação de 213 espetáculos entre produções selecionadas e convidadas. Aproximadamente 2550 estudantes participaram do festival que contabiliza, ainda, um público de 45.200 espectadores. Desde 2001, o Festival Estudantil de Teatro conta com a gestão e a realização da Associação No Ato Cultural.

Serviço:
FETO 2013 – Festival Estudantil de Teatro
Período de inscrições: 13 de maio a 19 de julho
Inscrições e regulamento pelo site www.fetobh.art.br
Anúncio dos selecionados: 06 de agosto (via site e página no Facebook FETO Teatro)

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade