Acessibilidade
Apoie FUTUROS

LANÇAMENTO DA FERRAMENTA ON-LINE DE COMPENSAÇÃO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA PARA PARTICIPANTES DA RIO+20

19/06/2012

LANÇAMENTO DA FERRAMENTA ON-LINE DE COMPENSAÇÃO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA PARA PARTICIPANTES DA RIO+20

O Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, fez ontem, às 15h, a primeira doação voluntária de compensação de carbono. O ato fez parte do lançamento da ferramenta on-line que permite a compensação voluntária e individual de emissões de gases de efeito estufa (GEE) decorrentes das viagens aéreas ao Rio de Janeiro para participação na Rio+20.

 

A ferramenta digital possibilita conhecer e calcular individualmente as emissões de GEE das viagens aéreas ao Rio de Janeiro e os participantes da Rio+20 poderão comprar Reduções Certificadas de Emissão (RCEs) para compensá-las. A cada pagamento, o sistema emite um recibo que comprova o mecanismo de compensação.

O Comitê Nacional de Organização da Rio+20 designou voluntários ─ que estão no Riocentro, no Parque dos Atletas e na Arena da Barra ─ para auxiliar os participantes a compensar as emissões de suas viagens aéreas. Eles estão munidos de um tablet com calculadora de emissões e de máquinas que aceitam pagamentos dos principais cartões de crédito internacionais.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Governo Brasileiro em parceria com o PNUD-Brasil e a Caixa Econômica Federal e integra a Estratégia Nacional de Compensação de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Rio+20. A Estratégia compreende, ainda, esforços de redução de emissões causadas pelos trabalhos da Conferência e pela compensação de emissões mediante projetos brasileiros de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade