FUTURO

navedeportas abertas

Mais uma edição do NAVE de Portas Abertas

9 de outubro de 2015

O NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa de educação do Oi Futuro, promove mais uma edição do evento NAVE de Portas Abertas, em Recife no dia 14 de outubro e no Rio de Janeiro dias 29 de outubro. Com uma programação intensa, durante todo o dia, as escolas estarão de portas abertas ao público para visitação guiada às suas modernas instalações e laboratórios tecnológicos. Mesas-redondas sobre Educação Integral e tecnologia na Educação, oficinas de robótica, gamificação entre outras, exposições dos produtos desenvolvidos pelos alunos como jogos e aplicativos, além do lançamento da Primeira Edição da Revista NAVE: Inspiração para novas práticas são alguns destaques da programação do evento.

Em Recife, a abertura do evento, às 9h, será feita pelo Secretário de Educação de Estado de Pernambuco, Frederico Amâncio, pela Diretora da Escola, Aldineide Queiroz e pelo gestor de Educação do Oi Futuro, Fabio Campos. Em seguida será lançada a primeira edição da REVISTA NAVE, com destaque às produções de pesquisas dos educadores do Programa. A agenda do dia segue com uma primeira mesa-redonda sobre “Educação no século XXI: conteúdo, método e gestão”; oficinas de programação, desenho de interface e estêncil. Na parte da tarde, a programação das mesas-redondas – haverá duas acontecendo simultaneamente – inclui uma discussão sobre “Tecnologia na educação : a escola como espaço de criação” e outra específica sobre “Garotas na Tecnologia”.  E para quem gosta de colocar a mão na massa estão confirmadas oficinas de Gamificação: Robótica; Lego na Física e Matemática na Cozinha que serão lideradas pelos educadores da unidade com participação dos alunos. Esse ano, haverá ainda na parte da tarde um espaço aberto específico para discussões livres de educadores sobre melhores práticas educacionais.  Confira a programação completa e o perfil dos palestrantes de cada uma das mesas redondas em: http://nucleomidiaedu.wix.com/npa2015

No Rio de janeiro, a abertura do evento será às 9h30 e contará com o Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Antônio Neto, a Diretora da Escola, Ana Paula Bessa, e o Fábio Campos. Após a abertura terá o lançamento da REVISTA NAVE. A agenda do dia seguirá com a mesa-redonda sobre “Como inovar dentro de um modelo tradicional de ensino?” e  “Integração: Método ou princípio?”. No dia 30 as atividades iniciam às 10h com a mesa “A pesquisa docente como prática reflexiva” e “O papel do Educador na preparação dos jovens para a vida”.

Criado pelo Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Educação dos Estados de Pernambuco e do Rio de Janeiro, o NAVE é um programa de ensino médio integrado ao profissionalizante que tem como objetivo desenvolver metodologias educacionais e formar jovens para trabalhar com novas tecnologias, preparando-os para profissões contemporâneas na área digital e criativa, tais como a produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais.