Acessibilidade
Apoie FUTUROS

MANUEL BANDEIRA – ESTRELA DA VIDA INTEIRA ESTREIA NO Oi FUTURO HOMENAGEANDO A OBRA DO POETA

12/01/2012

MANUEL BANDEIRA – ESTRELA DA VIDA INTEIRA ESTREIA NO Oi FUTURO HOMENAGEANDO A OBRA DO POETA

12/01/2012 (Cultura – Oi Futuro Ipanema)

No dia 14 de janeiro, estreia no Oi Futuro em Ipanema a peça infanto-juvenil “Manuel Bandeira do Brasil – Estrela da Vida Inteira”, com argumento e músicas originais de Ronaldo Mota e Cristiano Mota, e direção de Claudio Mendes. A montagem, recomendada para crianças acima de oito anos, leva ao palco do centro cultural a história do grande mestre modernista contada através de sua própria poesia. As situações dramáticas são pontuadas por 14 canções criadas especialmente para a peça, a partir de poemas como “Irene no Céu”, “O pardalzinho”, “A Estrela” e “Neologismo”.

Idealizada pelos irmãos Ronaldo e Cristiano Mota, a peça propõe uma viagem pela vida de Manuel Bandeira, que começa no Recife de sua infância. “Manuel Bandeira do Brasil” traz no elenco de atores-músicos, além de Ronaldo Mota e Cláudio Mendes, Ana Carbatti, Isadora Medella, Pedro Rocha e Rodrigo Lima. A direção musical e os arranjos ficam a cargo de David Tygel, os cenários e figurinos de Carlos Alberto Nunes e iluminação de Aurélio de Simoni. Na porção musical, os irmãos Mota compuseram mais de uma dezena de canções, sendo a maioria delas, feita de poemas de Bandeira, na íntegra ou parcialmente. Alguns poemas musicados foram “Trem de Ferro”, “D. Janaína”, “A Estrela” e “Canção do Vento e da Minha Vida”. O restante são canções compostas em homenagem ao escritor e/ou citando trechos de seus poemas. As músicas serão tocadas ao vivo em instrumentos populares como viola caipira, zabumba, triângulo, rabeca, tambor de folia, tambor de congado, charango e sanfona.

Além dos instrumentos mais regionalistas, cenário e iluminação também foram inspirados em manifestações populares do Brasil como as festas pagãs do calendário católico, com muitas cores e superposições de fitas e vidrilhos, materiais comumente usados no interior do país. A peça ainda resgata brincadeiras populares e infantis, especialmente as de rua, que estiveram tão presentes nas poesias e crônicas do poeta pernambucano. Balão, pião, máquina de escrever, músicas e brincadeiras de rua estão a serviço da obra de Bandeira no espetáculo.

– O Oi Futuro em Ipanema, apesar de seu pouco tempo de vida, já está criando a tradição de apresentar espetáculos infantis de qualidade e muito sucesso como o premiado ‘Ogroleto’, além de ‘O Homem que Amava Caixas’ e ‘Keka Tá Na Moda, entre outros. É com muita alegria que recebemos ‘Manuel Bandeira do Brasil’, acreditando que esta será mais uma montagem criativa e emocionante, que ainda terá o diferencial de levar a palavra de um grande nome de nossa literatura para outros meios e novos ouvidos – declara Maria Arlete Gonçalves, diretora de Cultura do Oi Futuro.

Serviço:
Sábados e domingos, às 16h, a partir de 14 de janeiro de 2012.
Local: Oi Futuro de Ipanema – Rua Visconde de Pirajá, 54/3º andar
Informações: 031 (21) 3201-3010

Funcionamento da Bilheteria:
De terça a sexta, das 15h às 21h
De 14 de janeiro a 01 de abril
Ingressos a R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia
Recomendado para crianças acima de 8 anos

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade