Acessibilidade
Apoie FUTUROS

OI FUTURO LANÇA LIVROS DOS ARTISTAS TADEU JUNGLE, ALBANO AFONSO E NIURA BELLAVINHA, DA SUA COLEÇÃO ARTE & TECNOLOGIA NA SP-ARTE 2015

08/04/2015

OI FUTURO LANÇA LIVROS DOS ARTISTAS TADEU JUNGLE, ALBANO AFONSO E NIURA BELLAVINHA, DA SUA COLEÇÃO ARTE & TECNOLOGIA NA SP-ARTE 2015

Essa é a sexta vez que a Oi patrocina a maior feira de arte da América Latina, que também conta com apoio do Oi Futuro 

Livros serão lançados com a presença dos artistas no lounge Oi/Iguatemi, localizado no 2º piso do pavilhão;

Oi Futuro também levará programação de videoarte para dentro da feira; 

Visitantes do lounge poderão carregar os seus celulares em lockers da Oi e também usufruir da rede Oi WiFi

 

São Paulo, 08 de abril de 2015 – A Oi patrocina a edição 2015 da sp-arte, que acontece de 9 a 12 de abril no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A feira também conta com o apoio do Oi Futuro, que fará o lançamento de três livros de sua coleção Arte & Tecnologia: “Albano Afonso: Anatomia da Luz”, no dia 10, às 19h, “Niura Bellavinha: Em Torno da Luz”, no dia 11, às 14h30 e “Videofotopoesia: Tadeu Jungle”, também no dia 11, às 19h30. Os livros serão lançados com a presença dos artistas no lounge da Oi/Iguatemi, localizado no 2º piso do Pavilhão da Bienal.

O Oi Futuro também levará para o pavilhão da Bienal uma programação de videoarte dos artistas Ricardo Barreto e Maria Hsu, Ricardo Carioba e do Albano Afonso, que será apresentada nas proximidades do lounge Oi/Iguatemi. “A participação do Oi Futuro na sp-arte é mais uma iniciativa do instituto no âmbito da arte contemporânea brasileira, que vai além da programação de seus centros culturais e do apoio nacional à manifestações artísticas diversas”, afirma Roberto Guimarães, gestor de Cultura do Oi Futuro.

O catálogo dessa edição da feira terá uma obra de arte especialmente criada pelo fotógrafo Vicente de Mello, a convite do Oi Futuro. O artista desenvolveu a obra “Fotograma Invisível”, que redimensiona o espaço interno do catálogo remetendo a uma peça de arte.

O lounge Oi/Iguatemi será feito com madeira reciclada, seguindo design arrojado e sustentável, com projeto da empresa Marton e Marton. No espaço, os visitantes terão à sua disposição um locker com carregadores para todos os tipos de aparelhos móveis, além do serviço de internet móvel Oi WiFi.

 

Coleção Arte & Tecnologia Oi Futuro

Com registros de importantes exposições realizadas pelo Oi Futuro e da trajetória de artistas singulares, a coleção Arte & Tecnologia serve como fonte de conhecimento sobre a arte de nomes como Wally Salomão, Wlademir Dias-Pino, Marcos Chaves, Adriana Varella, Carlos Vergara, Ivens Machado, Miguel Chevalier, Frederico Dalton, Sonia Andrade e Vicente de Mello. Alguns nomes internacionais se destacam por terem na coleção as primeiras publicações sobre seus trabalhos apresentados no Brasil – caso de Pierre et Gilles e Tony Oursler. Ainda no front internacional, Gary Hill, Gabrielle Basilico e Nam June Paik, com “Vídeos 1961-2000”, são pontos altos da coleção.

 

A coleção Arte & Tecnologia possui 95 títulos e contará com mais três lançamentos, que acontecerão durante a sp-arte 2015:

 

ANATOMIA DA LUZ/ ALBANO AFONSO – Coleção Arte & Tecnologia

 

ANATOMIA DA LUZ traz uma coletânea de imagens das obras de Albano Afonso, artista que trabalha a luz como meio de construção da obra de arte. A exposição homônima, apresentada no Oi Futuro no Flamengo em 2014 revelou, depois de duas décadas de ausência do artista no Rio, as possibilidades do diálogo entre arquitetura e materiais sensíveis à luz, em uma das galerias do centro cultural. O espaço deu lugar a um site-specific composto por um jogo de luz e sombra produzido por objetos que iam de galhos retorcidos a caveiras revestidas por cristais, que revelava imagens singulares aos espectadores. A partir de cristais, espelhos, esculturas, vídeo e projeção de luz, Albano Afonso enfatiza os efeitos ópticos para gerar uma atmosfera em constante mutação que impregna o espaço e o observador. Boa parte de seu trabalho nos anos 2000 está representado nesta edição da Coleção Arte & Tecnologia

 

EM TORNO DA LUZ/NIURA BELLAVINHA – Coleção Arte & Tecnologia

 

EM TORNO DA LUZ traz um conjunto significativo de obras da carreira da artista organizados em ordem cronológica. “É uma obra abrangente, cuja origem está sedimentada na pintura com desdobramentos teóricos e simbólicos que incluem objetos, gravuras, vídeos, performances e cinema. O cinema, aliais é o meio através do qual a artista expande sua perspectiva para além da pintura”, explica o curador Alberto Saraiva do centro cultural. No livro, é possível acompanhar o processo criativo da artista a partir do panorama geral de suas obras. Segundo Alberto Saraiva “a artista tem uma obra com características muito especiais, porque ela pensa a pintura e a paisagem como algo permanente. Um fenômeno que se dá o tempo todo e em qualquer lugar. Considero Niura uma das principais artistas brasileiras da atualidade”. “Niura Bellavinha: Em Torno da Luz” provoca, instiga e impulsiona o leitor a conhecer mais a fundo as obras da artista.

 

VIDEOFOTOPOESIA/TADEU JUNGLE – Coleção Arte & Tecnologia

 

VIDEOFOTOPOESIA apresenta um recorte aprofundado da obra do paulistano Tadeu Jungle, mestre da arte multimídia no Brasil, um artista que, segundo Alberto Saraiva, curador de Artes Visuais do Oi Futuro, “assinalava os ecos de uma cultura extremamente videográfica, urbana e televisiva” desde os primórdios dos anos 1980. Com o lema “tudo pode ser um programa de televisão”, Jungle e seus amigos da ECA/USP criaram o grupo pioneiro TVDO, aproximando as fronteiras entre a videoarte e a TV comercial. O artista explorou suas ideias e criou linguagens dentro dos mais variados suportes: grafite, vídeo, fotografia, televisão, documentário, poesia, performance e cinema, tanto em sua forma longa-metragem quanto experimental, articulando-se a partir das artes visuais. VIDEOFOTOPOESIA é o registro em livro de sua exposição homônima, exibida em 2013, no Oi Futuro no Flamengo, que colocou lado a lado uma retrospectiva de seus trabalhos por meio da ocupação de todos os espaços do centro cultural e a obra inédita “CINE-TAMTA”, um filme expandido com uma complexa colagem de imagens de trabalhos pregressos, indicando múltiplos temas, da política à poesia e sintetizando sua trajetória. Além de servir como documento da primeira grande individual de Tadeu Jungle no Rio de Janeiro, VIDEOFOTOPOESIA funciona como um guia para entender uma obra tão plural de um artista tão único no cenário contemporâneo brasileiro.

 

Agenda

SP-Arte: De 09 a 12 de abril

Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera, Portão 3
São Paulo, Brasil

Horários: Quinta a Sábado das 13h às 21h
Domingo das 11h às 19h

 

Lounge Oi/Iguatemi – 2º piso do Pavilhão da Bienal

Dia 10 (sexta-feira), às 19h – lançamento do livro “Albano Afonso: Anatomia da Lua”, com a presença do artista

Dia 11 (sábado), às 14h30 – lançamento do livro “Niura Bellavinha: Em Torno da Luz”, com a presença da artista

Dia 11 (sábado), às 19h30 – lançamento do livro “Videofotopoesia: Tadeu Jungle”, com a presença do artista

 

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade