Acessibilidade
Apoie FUTUROS

PRESIDENTE DA OI É HOMENAGEADO PELOS ÍNDIOS GUARANI-KAIOWÁ E TERENA EM CAMPO GRANDE

27/05/2014

PRESIDENTE DA OI É HOMENAGEADO PELOS ÍNDIOS GUARANI-KAIOWÁ E TERENA EM CAMPO GRANDE

Projeto apoiado pelo Oi Futuro realizou apresentação intercultural com formato inédito

 

Campo Grande, 23 de maio de 2014 – A orquestra indígena Teko Arandú, projeto apoiado pelo Oi Futuro, realizou uma apresentação inédita para o presidente da Oi, Zeinal Bava, na quinta-feira, antecipando a performance que realizará no Rio de Janeiro, durante a Copa do Mundo.  A orquestra foi o único projeto selecionado, do Mato Grosso do Sul, pelo Concurso Cultura 2014 que definiu as manifestações culturais que farão parte da programação. A Teko Arandú apresentou-se com o grupo de dança e canto tradicionais Guaté (da etnia guarani-kaiowá). A apresentação foi uma forma de homenagear o presidente da Oi, presente na capital do estado em virtude de um road show que percorrerá diversas capitais brasileiras.

A apresentação teve danças e cantos tradicionais dos guarani-kaiowá com acompanhamento da orquestra indígena Teko Arandu, que utiliza instrumentos de percussão e sopro. Na ocasião, Zeinal Bava foi batizado recebendo um nome sagrado de proteção: “Guyra Jyguaka Hovoy”, que significa “pássaro do cocar verde” em guarani. A índia Dalila, que realizou o rito de nomeação do presidente, explicou o significado: “O pássaro não fica parado em um lugar. Ele sempre busca vôos mais altos e esta foi a inspiração que recebi para dar o nome”.

Sobre a Orquestra Indígena Teko Arandú, do Instituto Ressoarte A orquestra ‘TekoArandu’ é formada por 40 alunos da rede pública de ensino do município de Anastácio, que recebem oficinas de formação musical teórica e prática de instrumentos de percussão, sopro e cordas (violão). O projeto é apoiado pelo Programa Oi Novos Brasis, do Instituto de Responsabilidade Social da Oi, o Oi Futuro. A iniciativa também oferece oficinas de musicalização para 125 crianças nas aldeias dos municípios de Anastácio e Aquidauana. O objetivo é oferecer formação musical continuada a jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade