Acessibilidade
Apoie FUTUROS

PROFANAÇÕES PROMOVE SEMINÁRIO

22/08/2012

PROFANAÇÕES PROMOVE SEMINÁRIO

O que é profanar? Explorar as diferentes possibilidades do termo e discuti-las a partir das provocações oferecidas pelo espetáculo Profanações é o que se propõe o seminário que acontece na tarde dessa quarta-feira, 22, no Oi Futuro Flamengo.

Profanações é um termo plural, palavra-chave para um modo contemporâneo de ver de modo livre aquilo que pertence ao cânone, ao padrão, ao sagrado. Forma positiva de enfrentamento, renovação, desafio. Sua indicação no plural indica flexibilidade, subjetividade, alternativa.
O debate, que é parte do projeto Profanações, terá mediação de Ana Maria Bulhões-Carvalho e participações de Tania Alice e Charle Feitosa. A entrada é gratuita.

Saiba mais sobre os participantes

Ana Maria de Bulhões-Carvalho é professora da Escola de Teatro da UNIRIO, onde desenvolve pesquisa sobre as relações entre teatro e biografia (musical biográfico carioca) e outras manifestações da alterbiografia e da autoficção; investiga também as propostas cênicas atuais em que se evidenciam configurações da teatralidade a partir do uso diferenciado do texto e de novas tecnologias. Publicou recentemente: “Por um teatro de apropriações: o musical biográfico carioca”, Sala Preta, São Paulo, ECA/USP, ano 10, 2010; “Longe é um lugar que não existe: discussão de portas abertas entre (novo) teatro w (novas) tecnologias), Moringa, João Pessoa, UFPB, vol.2,n.1, 2011.
Charles Feitosa é Doutor em Filosofia pela Universidade de Freiburg i.B./Alemanha, Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UNIRIO e autor, entre outros, de Explicando a Filosofia com Arte (Ediouro, Rio de Janeiro: 2004).

Tania Alice é performer, diretora teatral e diretora artística, junto com Gilson Motta, do Coletivo de performance “Heróis do Cotidiano”.  Doutora pela Universidade de Aix-Marseille I (França), é professora adjunta e artista-pesquisadora da Graduação e da Pós-Graduação da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Publicou o livro “Performance.Ensaio – (des)montando os clássicos” (CNPq/FAPERJ), vários livros de poesia e infantís no Brasil e na França e apresentou seu trabalho de performance de vários eventos nacionais e internacionais.

Quarta-feira, dia 22 de agosto, das 14h às  17h.

Oi Futuro Flamengo
Rua Dois de Dezembro, 63
Entrada franca.
Distribuição de senhas com meia hora de antecedência.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade