Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Rede Informa – Estabelecendo Cidadania

16/03/2016

Rede Informa – Estabelecendo Cidadania

O PROAME CEDECA, com o apoio da Oi e do Oi Futuro, desenvolveu o projeto “Rede Informa – Estabelecendo Cidadania”, no município de São Leopoldo (RS). O projeto tem o objetivo de articular os atores sociais e a rede de proteção à criança e ao adolescente para o combate e a prevenção à violência, ao mesmo tempo em que proporciona para a comunidade mais um instrumento de informação e acompanhamento no que se refere a garantia de direitos infanto-juvenil.

Para isso, a estratégia foi desenvolver um “aplicativo” que disponibilize mapeamento da rede de atendimento, possibilidades de encaminhamentos e de atuação de cada organização e instâncias competentes. Com o novo aplicativo, a instituição pretende intensificar o trabalho pela garantia da efetivação de Direitos Humanos de crianças, adolescentes e jovens. Será possível disseminar as informações sobre o atendimento, bem como identificar possíveis fragilidades da oferta de serviços viabilizando a realização de ações de aprimoramento das políticas públicas nesta área.

A Coordenadora de Projetos do PROAME CEDECA, Jaira Garske, destaca que “o grande diferencial dessa ferramenta é o acesso à informação de forma rápida e precisa, possibilitando ao cidadão/cidadã realizar consultas sobre serviços e atendimentos à criança e ao adolescente e conhecer as formas de fazer denúncias, se necessário”.

Já a Coordenadora de Projetos Socioambientais do Oi Futuro, Flávia Vianna, ressalta que “a Oi tem um histórico de apoio a projetos que visam a garantia de direitos infanto-juvenis. Ao utilizar a tecnologia para ampliar o acesso a informação e o fortalecimento da rede de proteção, o projeto oferece caminhos alternativos para a redução de violações de direitos e desigualdades.. Esperamos que esse aplicativo seja muito utilizado e que atinja o máximo de pessoas para garantir que os direitos humanos de crianças e jovens sejam respeitados.”

O PROAME CEDECA espera alcançar 12 mil beneficiários diretos, em dois anos, no município de São Leopoldo. Numa segunda etapa do projeto o objetivo é ampliar o aplicativo para a região metropolitana de Porto Alegre e até mesmo para o Estado do Rio Grande do Sul.

O projeto “Rede Informa” iniciou suas atividades em janeiro de 2015. Tem o apoio do Instituto Oi Futuro e a parceria da KinderNotHilfe (KNH), da Imdt e da Imagem Comunicação Estratégica.

O lançamento do app de Proteção a Crianças e Adolescentes será realizado no dia 17 de março (quinta-feira), às 17h, na sede do PROAME CEDECA, na Rua São Pedro, nº 968, em São Leopoldo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3592 4553 e no site http://proamecedeca.org.br/

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade