Acessibilidade
Apoie FUTUROS

REINAUGURAÇÃO DO MUSEU DAS TELECOMUNICAÇÕES

22/03/2012

REINAUGURAÇÃO DO MUSEU DAS TELECOMUNICAÇÕES

O Museu das Telecomunicações, no Oi Futuro, reabre ao público no dia 25 de março com novas atrações interativas e recursos tecnológicos de última geração. O espaço acaba de passar por uma grande reforma, substituindo placas iconográficas por tablets e ganhando equipamentos ativados por gestos e sensíveis ao toque. O resultado é uma nova experiência para os visitantes.

Entre as novas atrações estão a Máquina do Tempo, que fotografa o visitante em um cenário virtual composto por imagens do Rio de Janeiro e envia a foto para as redes sociais do espectador, a Iconografia Digital, a mais completa coleção de telefonia pública do país, a mesa sensível ao toque sobre a Evolução da Internet, uma Linha do tempo digital que usa um monitor ativado por gestos para detalhar a história das telecomunicações ou sobre os fatos que marcaram determinado ano, um painel interativo com a “História dos celulares” desde os aparelhos móveis de guerra do início do século XX e, ao final do passeio, os grupos serão envolvidos por um jogo de luz que simula uma viagem ao espaço em uma área chamada Somos feitos de estrelas.

Inaugurado em 2007 no Oi Futuro do Flamengo, o Museu das Telecomunicações tem entrada gratuita e recebe cerca de 70 mil pessoas por ano. O espaço é pioneiro no país no uso da tecnologia de ponta integrada à museologia, organizado como um hipermuseu, em que o visitante pode levar de seis minutos a seis horas para explorar a exposição. O projeto da reforma é da empresa 32 Bits, responsável por exposições no Museu da Língua Portuguesa, em Lisboa, e na Oca, em São Paulo. A curadoria do Museu é de Maria Arlete Gonçalves, diretora de Cultura do Oi Futuro.
O museu leva o visitante a uma viagem pela história da comunicação humana no Brasil e no mundo. São 210m² que traduzem o conceito moderno de museu: o máximo de informação no mínimo de espaço. A ideia é integrar os objetos do acervo, como telefones, aparelhos de telex, cabines telefônicas, vídeos, fotografias, textos e programas interativos, permitindo aos visitantes navegar por uma infinidade de janelas de conteúdos diversos.

Entre os principais objetos em exposição está um exemplar do primeiro PC vendido no mundo. Há também listas telefônicas digitalizadas que revelam os endereços de cariocas ilustres e arquivos sonoros inéditos, com vozes de Clarice Lispector, Freud e Thomas Edison, entre outros.

Outra atração de destaque é sala dos Profetas do Futuro. O visitante entra num compartimento individual, senta numa poltrona e aciona um comando que permite um encontro virtual com personalidades que tiveram, em diferentes momentos da história, uma visão futurista da humanidade, por meio de uma projeção com efeito 3D. Leonardo da Vinci, Platão, Goethe e o brasileiro Oscar Niemeyer são alguns dos homenageados.

Esse é o novo Museu das Telecomunicações  e o Oi Futuro quer compartilhar essa experiência com você. Seja bem-vindo (a).
Museu das Telecomunicações – Oi Futuro

Reabertura ao público: domingo, 25 de março

R. Dois de Dezembro, nº 63 – Flamengo
Informações: (21) 3131-3060
Terça a domingo, das 11h às 17h

Classificação etária: livre
Entrada gratuita

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade