Acessibilidade
Apoie FUTUROS

RIO RECEBE A INSTALAÇÃO “MÁXIMO SILÊNCIO EM PARIS”

16/01/2012

RIO RECEBE A INSTALAÇÃO “MÁXIMO SILÊNCIO EM PARIS”

16/01/2012 (Cultura)

De 27 de janeiro a 4 de fevereiro, a instalação “Máximo Silêncio em Paris”, do artista italiano Giancarlo Neri, irá iluminar a Praça Paris, no centro do Rio.  A obra dispõe de cerca de 9 mil lâmpadas de 25 cm cada, que mudam de intensidade e cor. Programadas em ciclo, as lâmpadas começam a brilhar sincronizadas, pulsando as mesmas cores: azul, vermelho, amarelo, verde.  Depois de cinco minutos, vão ficando descontinuadas, resultando em um efeito multicolorido.

Inicialmente realizada em 2007 no Circo Máximo, em Roma, onde atraiu mais de 35 mil pessoas na abertura do evento Noite Branca, o trabalho foi feito no ano seguinte na Esplanada do Rei, em Madri.  Em 2009, o artista fez instalação semelhante em Dubai. “Em cada local é uma situação diferente. A obra interage diretamente com o espaço”, afirma Neri. “Não há nada computadorizado. Uso materiais fáceis, próximos ao kitsch”, diz o artista, que adquiriu as lâmpadas em Xangai, na China.

“A intervenção do Giancarlo Neri é um projeto inovador que une arte e tecnologia e poderá ser visto a céu aberto por todos que vivem ou transitam pelo Rio”, afirma Maria Arlete Gonçalves, diretora de Cultura do Oi Futuro. “Tem tudo a ver com a democratização do acesso à cultura, uma das grandes missões do Oi Futuro”.

O projeto integra as comemorações do “Momento Itália-Brasil 2011/2012” e tem o patrocínio da Oi, apoio cultural do Oi Futuro e o apoio do Istituto Italiano di Cultura e da Embaixada da Itália no Brasil.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade