Acessibilidade
Apoie FUTUROS

TEATRO OI FUTURO FLAMENGO EM SUA PROGRAMAÇÃO COM ACESSIBILIDADE APRESENTA NO DIA 7 DE JUNHO A PEÇA INFANTIL “PEDRO MALAZARTE E A ARARA GIGANTE”

14/05/2014

TEATRO OI FUTURO FLAMENGO EM SUA PROGRAMAÇÃO COM ACESSIBILIDADE APRESENTA NO DIA 7 DE JUNHO A PEÇA INFANTIL “PEDRO MALAZARTE E A ARARA GIGANTE”

No Oi Futuro Flamengo, uma apresentação a cada mês terá recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva;

 

7 de junho é o dia do infantil Pedro Malazarte e a Arara Gigante!

O projeto acontece na programação dos teatros do Oi Futuro Flamengo e Ipanema, e tem como objetivo incluir pessoas com deficiência auditiva, visual (cegos e pessoas com baixa visão), intelectual, com síndrome de Down, autistas e disléxicos na programação teatral da cidade. Realizado pela Lavoro Produções, empresa pioneira na criação de projetos culturais com acessibilidade, o projeto oferece, por meio dos recursos da audiodescrição, legendas e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), mais acesso e conforto às pessoas com deficiência a espetáculos de teatro. No dia 17 de maio às 16 h, é a vez da peça infantil Pedro Malazarte e a Arara Gigante, de Jorge Furtado, com direção de Débora Lamm.

Premiado em Porto Alegre e inédito no Rio, o texto acompanha o encontro entre dois personagens: Pedro (George Sauma) e Janota (João Pedro Zappa), um homem que sofre um acidente de carro. Amiga de Pedro, Berenice (Luisa Arraes) chega ao encontro dos dois e se envolve nas confusões de Malazarte. Ao pedir ajuda a Malazarte, que assiste à cena encostado tranquilamente na cerca à beira da estrada, o rapaz se envolve numa série de trapalhadas e é incapaz de compreender a lógica do novo amigo. “O que me chama mais a atenção no texto é a capacidade que ele tem de nos fazer rir da simplicidade e da inocência”, define o ator George Sauma. “A agilidade e a musicalidade do texto nos impulsionam a criar os personagens”, completa João Pedro Zappa.

Em 2014, uma vez por mês, um dos espetáculos que cumprem temporada no Oi Futuro será apresentado com os recursos de acessibilidade, sem que o público tenha que pagar a mais por isso. “Entramos na programação já existente no teatro para proporcionar às pessoas com deficiência acesso e participação na vida cultural da cidade”, explica a coordenadora da Lavoro Produções, Lara Pozzobon, que idealizou o projeto junto com a especialista em audiodescrição Graciela Pozzobon.

“O Oi Futuro tem um posicionamento pioneiro no Brasil na promoção da acessibilidade à cultura de pessoas com deficiência, seja apoiando projetos que atendem a esse público, seja investindo na acessibilidade arquitetônica e informativa de seus centros culturais” diz Roberto Guimarães, Diretor de Cultura do Oi Futuro. “Agora iniciamos o projeto Acessibilidade no Teatro Klauss Vianna, em Belo Horizonte, e no Rio de Janeiro, no Oi Futuro Flamengo e Ipanema, reafirmando a vocação do instituto de responsabilidade social da Oi para a democratização do acesso à cultura e à valorização da diversidade”, completa Guimarães.

“A produção de recursos de acessibilidade é uma prática nova no Brasil e no mundo, e por isso precisa que pessoas sensíveis se aproximem. A audiodescrição é uma técnica muito interessante de se trabalhar e normalmente quem conhece não quer parar. Há um mercado de trabalho que se abre aos poucos e como existem poucas iniciativas que disponibilizam o recurso, há muito a ser feito. Em qualquer lugar há uma pessoa com deficiência visual ou auditiva querendo ser incluída plenamente nas manifestações culturais”, explica a coordenadora de acessibilidade Graciela Pozzobon.

 

SERVIÇO:

 

Pedro Malazarte e a Arara Gigante– Sessão Acessibilidade no Teatro – Oi Futuro Flamengo
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 minutos
Data: 7 de junho
Horário: 16h
Local: Teatro Oi Futuro Flamengo, Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo.
Tel. (21) 3131-3060
Lotação do teatro: 72 pessoas
Ingressos: R$ 15,00 (inteira) / R$ 7,50 (meia-entrada para idosos acima de 65 anos, estudantes, professores da rede pública e pessoas com deficiência)
Vendas: 4403-1212 / Ingressorapido.com.br

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade