Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Tendências e cursos para criar e inovar

19/09/2018

Tendências e cursos para criar e inovar

O Oi Futuro acredita na Educação como uma ferramenta potente de transformação da sociedade. E tem atuado cada vez mais como um laboratório remix de iniciativas inovadoras que promove a capacitação, a formação profissional e o debate sobre tendências para ampliar a rede catalisadora dessas mudanças. Para isso, criou, com parceiros em suas áreas de atuação, uma grade de cursos e um ciclo de palestras no Lab Oi Futuro. As iniciativas têm como público estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam com arte, tecnologia e inovação. Faça sua inscrição no link https://www.sympla.com.br/oifuturo. Confira a agenda de eventos e participe:

Inovação e criatividade em pauta – Ciclo de palestras realizado de setembro a dezembro, com dois encontros mensais e apresentações de profissionais do campo da inovação e criatividade. Serão debatidos temas e tendências no campo da inovação e criatividade, como a aplicação de blockchain e inteligência artificial, redes sociais, narrativas imersivas e seus efeitos de proximidade e afastamento, assim como o novo ecossistema da música no Brasil.

#Primeiro encontro ( dia 27/09) : O tema do primeiro encontro foi “6 macro tendências de inovação”, com Luciana Bazanella e Vanessa Mathias da White Rabbit, agencia que oferece consultoria em tendências de tecnologia e inovação. As consultoras falaram sobre propósito, modelo mental para solução de problemas complexos, soluções inteligentes para um futuro distribuído, entre outros. Dia 27 de setembro. 

#Segundo encontro (dia 18/1o) : O tema do segundo encontro será o “O futuro do ecossistema da música”, com co-realização da Rizoma Cultural. No dia 18 de outubro, das 10h às 19h, teremos painéis sobre como inovar em produtos, serviços e experiências na cadeia da música e na indústria criativa com os  painelistas Alexandre Schiavo, AltaFonte distribuidora; Juliana Sá, produtora cultural; Jonathan Fer, músico JazzOut; Constança Scofield, diretora TocaDiscos;  Herman Bessler, Malha/Templo.cc/Rio Criativo; Leo Feijó, SEC/RJ; e Felipe Zenicola, BR Trax.

#Terceiro encontro (31/10):  Com o tema “4 tecnologias emergentes e o impacto no seu futuro”, o terceiro encontro será com Luciana Bazanella e Vanessa Mathias da White Rabbit, agência que oferece consultoria em tendências de tecnologia e inovação. Através de cases práticos sobre Internet das Coisas, Blockchain, inteligência artificial e realidade estendida, virtual e mista, as palestrantes explicarão como a tecnologia muda a história. Participe no dia 31 de outubro, das 19h às 21h, no Lab Oi Futuro. As inscrições estão abertas até as vagas esgotarem. Para participar é necessário o preenchimento do formulário de inscrição.

#Quarto encontro (21/11): Com o tema “Fake feelings, como estamos sentindo as redes sociais”, o quinto encontro será com Janaína Brizante (Diretora da Nielsen Neuroscience na A. Latina), com mediação da Casa 7.  Abordagens como: o mundo real x o mundo virtual: os novos fluxos de construção da percepção; a evolução do sistema nervoso humano e o novo contexto social baseado nas redes sociais; a construção das narrativas, dores e felicidade: emoções ressignificadas. Em breve mais informações sobre inscrições.

 

Outros cursos:

(Inscrições encerradas)  História da Contracultura – Um panorama dos movimentos culturais que romperam com a conjuntura instituída de suas épocas é a temática do curso, que conta com apoio do Oi Futuro na cessão do espaço e coordenação do professor de filosofia, escritor e cineasta Dodô Azevedo. Com duração de 12 semanas, as aulas terão início no dia 22 de setembro e serão realizadas aos sábados, das 16h às 19h. Os encontros contarão com o apoio de uma seleção de filmes, músicas e depoimentos, além de palestras e conversas com especialistas e artistas convidados. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas diretamente com o mentor da formação pelo email:historiadacontracultura@gmail.com

(Inscrições encerradas) Políticas Culturais: panorama contemporâneo – Em parceria com os pesquisadores Lia Baron e Miguel Jost, da PUC-Rio, o curso é gratuito e tem como objetivo estimular o debate e aprofundar a compreensão sobre os principais aspectos das políticas culturais brasileiras formuladas no início do século XXI. Participam produtores, pesquisadores, artistas, estudantes e profissionais do setor cultural que passaram por uma seleção de currículo e avaliação d experiência. As aulas serão oferecidas em setembro e outubro às quartas, das 19h30 às 21h30, totalizando carga horária de 12 horas.


(Inscrições encerradas)
Música & Negócios: Empreendedorismo e Inovação – Em parceria com o Instituto Gênesis, da PUC-Rio e coordenação do empreendedor cultural Leo Feijó, o curso é gratuito e uma iniciativa do LabSonica, nosso laboratório de experimentação sonora. Com objetivo de estimular a inovação em toda a cadeia produtiva da música e possibilitar a troca de experiências entre profissionais do setor, o curso é voltado para músicos, produtores, gestores, profissionais de comunicação e marketing, rádio e TV, advogados interessados em direito autoral e outros profissionais com mínimo de dois anos de atuação no mercado da música.

As aulas acontecem às terças e quintas, das 18h30 às 21h30, de agosto a novembro, totalizando carga horária de 48 horas. Esta é a 11ª edição do curso, que combina aulas teóricas e práticas: são oito horas de atividades em estúdio de gravação e um corpo docente atuante no mercado.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade