FUTURO

Linha do Tempo

O Oi Futuro surgiu com a missão de democratizar  o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano, com projetos nas área de Educação, Cultura, Sustentabilidade e Esporte, em todo território nacional.
O instituto tem uma história construída por fatos e acontecimentos marcantes. Confira a seguir a linha do tempo desde o surgimento do Oi Futuro, o instituto de responsabilidade social de uma das maiores empresas de telecomunicações do Brasil, a Oi.
1919

Estação Beira-Mar

A Rua Dois de Dezembro, no 63, Rio de Janeiro, recebe uma das primeiras estações de telefonia do País, no prédio hoje ocupado pelo Centro Cultural Oi Futuro do Flamengo.
1978
1919

Estação Beira-Mar

A Rua Dois de Dezembro, no 63, Rio de Janeiro, recebe uma das primeiras estações de telefonia do País, no prédio hoje ocupado pelo Centro Cultural Oi Futuro do Flamengo. A Rua Dois de Dezembro, no 63, Rio de Janeiro, recebe uma das primeiras estações de telefonia do País, no prédio hoje ocupado pelo Centro Cultural Oi Futuro do Flamengo.
1978

Museu do Telephone em Belo Horizonte

Acervo de 200 peças, entre equipamentos antigos e modernos, documentos históricos e audiovisuais, é instalado no antigo Centro Telefônico, na Av. Afonso Pena, em Belo Horizonte. Acervo de 200 peças, entre equipamentos antigos e modernos, documentos históricos e audiovisuais, é instalado no antigo Centro Telefônico, na Av. Afonso Pena, em Belo Horizonte.
1981

Museu do Telephone no Rio de Janeiro

O prédio do atual centro cultural do Oi Futuro no Flamengo, na Rua Dois de Dezembro, 63, passa a abrigar o Museu do Telephone. O prédio do atual centro cultural do Oi Futuro no Flamengo, na Rua Dois de Dezembro, 63, passa a abrigar o Museu do Telephone.
1997

Museu do Telephone no Rio ganha novas atrações

O prédio do Museu do Telephone passa a abrigar uma galeria de arte contemporânea e a oferecer uma programação com música, vídeo e artes cênicas. O prédio do Museu do Telephone passa a abrigar uma galeria de arte contemporânea e a oferecer uma programação com música, vídeo e artes cênicas.
2000

Reforma do espaço

O espaço do Museu é redimensionado para preservar o patrimônio das telecomunicações e mostrar as inesgotáveis possibilidades das tecnologias para o futuro. O espaço do Museu é redimensionado para preservar o patrimônio das telecomunicações e mostrar as inesgotáveis possibilidades das tecnologias para o futuro.
2000

Oi Tonomundo

O Projeto Telemar Educação e a Escola do Futuro da Universidade de São Paulo firmam uma parceria para oferecer formação continuada a distância a professores e estudantes, e compartilhar experiências educativas entre instituições de ensino de 16 estados brasileiros O Projeto Telemar Educação e a Escola do Futuro da Universidade de São Paulo firmam uma parceria para oferecer formação continuada a distância a professores e estudantes, e compartilhar experiências educativas entre instituições de ensino de 16 estados brasileiros
2001

Instituto Telemar

Em dezembro, nasce o Instituto Oi Futuro com a missão de realizar, apoiar e reconhecer ações educacionais e culturais que contribuam para o desenvolvimento humano. Em dezembro, nasce o Instituto Oi Futuro com a missão de realizar, apoiar e reconhecer ações educacionais e culturais que contribuam para o desenvolvimento humano.
2001

PTE – Projeto Telemar Educação (Oi Tonomundo)

2003

Oi Kabum! Rio de Janeiro

Inaugurado o projeto piloto de Educação Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia  no Rio de Janeiro. Inaugurado o projeto piloto de Educação Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia  no Rio de Janeiro.
2004

Oi Kabum! Salvador

Em outubro, é inaugurada a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia em Salvador. Em outubro, é inaugurada a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia em Salvador.
2004

Cultura

Lançamento do 1º Edital do programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. Lançamento do 1º Edital do programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados.
2004

Oi Novos Brasis

<div>Início do apoio do programa Oi Novos Brasis.</div>
Início do apoio do programa Oi Novos Brasis.
2005

FIA (Fundos Públicos da Infância e da Adolescência)

A Oi inicia o apoio a projetos do FIA, por meio de parceria com os Conselhos Nacionais, Estaduais e Municipais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Oi inicia o apoio a projetos do FIA, por meio de parceria com os Conselhos Nacionais, Estaduais e Municipais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
2005

Oi Conecta

<div>Em novembro, o instituto lança o Portal Oi Conecta, ambiente virtual voltado para os alunos e professores do segundo segmento do ensino fundamental e do ensino médio, coordenadores, diretores e gestores das Secretarias de Educação.</div>
Em novembro, o instituto lança o Portal Oi Conecta, ambiente virtual voltado para os alunos e professores do segundo segmento do ensino fundamental e do ensino médio, coordenadores, diretores e gestores das Secretarias de Educação.
2005

Centro Cultural Oi Futuro do Flamengo

Em 11 de maio, a cidade do Rio de Janeiro ganha o Centro Cultural Oi Futuro no Flamengo, no endereço do antigo Museu do Telephone. Em 11 de maio, a cidade do Rio de Janeiro ganha o Centro Cultural Oi Futuro no Flamengo, no endereço do antigo Museu do Telephone.
2005

Geração Oi

<div>Início<strong> </strong>do projeto de Educação Geração Oi no Centro de Ensino Experimental Cícero Dias, parceria entre o Oi Futuro e a Secretaria de Educação de Pernambuco, atendendo 200 jovens.</div>
Início do projeto de Educação Geração Oi no Centro de Ensino Experimental Cícero Dias, parceria entre o Oi Futuro e a Secretaria de Educação de Pernambuco, atendendo 200 jovens.
2006

Oi Kabum! Recife

Em abril, é inaugurada a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia no Recife. Em abril, é inaugurada a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia no Recife.
2006

NAVE Recife

<div>Em março, é inaugurado o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), como desenvolvimento do Geração Oi, na escola estadual Cícero Dias, no Recife.</div>
Em março, é inaugurado o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), como desenvolvimento do Geração Oi, na escola estadual Cícero Dias, no Recife.
2007

Esporte

A Oi é a primeira empresa de telecomunicações a apostar em projetos socioesportivos por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A Oi é a primeira empresa de telecomunicações a apostar em projetos socioesportivos por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
2007

Museu das Telecomunicações no Rio de Janeiro e Belo Horizonte

inauguração do Museu das Telecomunicações no Rio de janeiro, no mês de janeiro, e Belo Horizonte, em fevereiro. inauguração do Museu das Telecomunicações no Rio de janeiro, no mês de janeiro, e Belo Horizonte, em fevereiro.
2008

NAVE Rio de Janeiro

<div>Em maio, o prédio da estação telefônica da Oi na Tijuca passa a abrigar o NAVE - Colégio Estadual José Leite Lopes, parceria entre o Oi Futuro e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.</div>
Em maio, o prédio da estação telefônica da Oi na Tijuca passa a abrigar o NAVE - Colégio Estadual José Leite Lopes, parceria entre o Oi Futuro e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.
2008

Educopédia

<div>Lançada a plataforma de aulas digitais colaborativas desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.</div>
Lançada a plataforma de aulas digitais colaborativas desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
2009

Oi Kabum! Belo Horizonte

Em outubro, é inaugurada a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, em Belo Horizonte. Em outubro, é inaugurada a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, em Belo Horizonte.
2009

Centro Cultural Oi Futuro Ipanema

Em 15 de setembro, é inaugurado o Centro Cultural Oi Futuro na Av. Visconde de Pirajá, 54, em Ipanema. Em 15 de setembro, é inaugurado o Centro Cultural Oi Futuro na Av. Visconde de Pirajá, 54, em Ipanema.
2009

Oi Kabum! Rio de Janeiro

Inauguração da Oi Kabum! na Av. Visconde de Pirajá, 54, em Ipanema. Inauguração da Oi Kabum! na Av. Visconde de Pirajá, 54, em Ipanema.
2009

Teatro Oi Futuro Klauss Vianna em Belo Horizonte

Em junho de 2009, o Oi Futuro reabre o Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, em Belo Horizonte, um dos mais emblemáticos da cidade, após reformas de ampliação e de modernização. Em junho de 2009, o Oi Futuro reabre o Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, em Belo Horizonte, um dos mais emblemáticos da cidade, após reformas de ampliação e de modernização.
2010

Meio Ambiente

Lançado o Programa de Meio Ambiente por meio de Edital Público para reforçar o compromisso do Oi Futuro com iniciativas sustentáveis. Lançado o Programa de Meio Ambiente por meio de Edital Público para reforçar o compromisso do Oi Futuro com iniciativas sustentáveis.
2010

Reserva Técnica e Midiateca

São implementadas a reserva técnica, segundo as mais modernas técnicas internacionais de acondicionamento e conservação de documentos e objetos museológicos, e a Midiateca, que disponibiliza todo o arquivo histórico de arte e tecnologia digitalizado, no Museu das Telecomunicações do Rio de Janeiro. São implementadas a reserva técnica, segundo as mais modernas técnicas internacionais de acondicionamento e conservação de documentos e objetos museológicos, e a Midiateca, que disponibiliza todo o arquivo histórico de arte e tecnologia digitalizado, no Museu das Telecomunicações do Rio de Janeiro.
2012

Meio Ambiente e Oi Novos Brasis

O Oi Futuro integra seu programa de apoio a projetos de Meio Ambiente ao Programa Oi Novos Brasis. O Oi Futuro integra seu programa de apoio a projetos de Meio Ambiente ao Programa Oi Novos Brasis.
2012

Livro documental sobre o Museu

<div>Lançamento do livro documental da Coleção de <strong>Arte e Tecnologia</strong> sobre a restauração e adaptação do antigo Museu do Telephone.</div>
Lançamento do livro documental da Coleção de Arte e Tecnologia sobre a restauração e adaptação do antigo Museu do Telephone.
2013

NAVE Rio recebe reconhecimento da Microsoft

O NAVE Rio foi reconhecido pela Microsoft como uma das escolas mais inovadoras do mundo e a única brasileira a integrar o Programa “Microsoft Innovative School World Tour”. O NAVE Rio foi reconhecido pela Microsoft como uma das escolas mais inovadoras do mundo e a única brasileira a integrar o Programa “Microsoft Innovative School World Tour”.
2013

PRÊMIO MUSEUMS + HERITAGE AWARDS FOR EXCELLENCE

O Museu das Telecomunicações do Oi Futuro foi um dos 6 finalistas (<em>shortlist</em>) da categoria “International Award” do prêmio Museums + Heritage Awards for Excellence é o mais prestigiado prêmio do setor de museus e afins do Reino Unido,além de um dos mais importantes da Europa. O Museu das Telecomunicações do Oi Futuro foi um dos 6 finalistas (shortlist) da categoria “International Award” do prêmio Museums + Heritage Awards for Excellence é o mais prestigiado prêmio do setor de museus e afins do Reino Unido,além de um dos mais importantes da Europa.
2014

Em 2014, o Oi Futuro conquistou mais 12 prêmios, completando um total de 80 reconhecimentos Em 2014, o Oi Futuro conquistou mais 12 prêmios, completando um total de 80 reconhecimentos