FUTURO

As Marruás Pantaneiras e seus doces caseiros

Há dez anos, em Anastácio, numa roda informal de conversa, um grupo de doze mulheres vítimas de violência doméstica decidiu que era chegada a hora de virar a página. O passado triste e a cumplicidade mútua serviram como estímulo para que essas amigas vislumbrassem um futuro melhor e buscassem independência financeira. Assim nasceu a Associação de Mulheres Extrativistas do Pantanal (Amina) que já ofereceu formação profissional gratuita a mais de duas mil mulheres.

Em 2014, o projeto “As Marruás Pantaneiras e seus doces caseiros” da Amina foi um dos 22 selecionados pelo Programa Oi Novos Brasis, do Oi Futuro, que valoriza ações que estimulem o desenvolvimento comunitário e a promoção, uso e conservação do meio ambiente e da biodiversidade, tendo como um dos eixos a promoção do trabalho colaborativo e em rede. A iniciativa prevê a industrialização de doces caseiros de frutas típicas do cerrado (como cumbaru, bocaiúva e guavira), além da promoção de cursos de culinária e artesanato voltados para a comercialização. Paralelamente às aulas também são realizadas palestras sobre o combate à violência doméstica para a comunidade local.

“Conseguir se sustentar é o primeiro passo para a mulher se libertar da violência doméstica. Hoje, nosso objetivo é aumentar a produção e gerar mais renda para subsidiar nossas despesas e poder ajudar mais mulheres”, destaca Nilma Infran, atual coordenadora e uma das fundadoras da Associação. Com o apoio do Oi Futuro a entidade concluiu o plantio do viveiro de plantas frutíferas que serão utilizadas como matéria prima para os doces, comprou equipamentos e desenvolverá um site para divulgação do projeto e comercialização dos produtos.

A coordenadora do projeto ressalta que o apoio da Oi também foi muito importante para mostrar às participantes o potencial que a entidade tem. “Não imaginávamos que nossa pequena associação, composta de mulheres humildes, pudesse ser selecionada dentre outros projetos maiores. Isso nos mostrou novas possibilidades e motivou a buscar, cada vez mais, o aprimoramento das nossas atividades. É a realização de um grande sonho”, declara Nilma com a satisfação de quem descobriu o significado da palavra superação e hoje incentiva outras mulheres.


Created with flickr slideshow.