FUTURO

Formação Cidadã e Portal dos Canteiros Coletivos

Projeto apoiado pelo Oi Futuro oferece oficinas gratuitas de jardinagem, ecologia e arte urbana em Salvador

Ficaram abertas até 8 de setembro de 2013 as inscrições para oficinas gratuitas de Jardinagem e Paisagismo, Ecologia e Arte Urbana – Criatividade em Artes Plásticas nos bairros do Engenho Velho de Brotas e do Gantois, na capital baiana. O objetivo é possibilitar às comunidades locais uma nova relação com o espaço público e, principalmente, instigar adolescentes, jovens e adultos a se identificar como usuários gestores das áreas verdes de seus bairros.

A iniciativa faz parte do projeto Formação Cidadã e Portal dos Canteiros Coletivos, criado pelo movimento Canteiros Coletivos em parceria com o Instituto de Permacultura da Bahia (IPB), com apoio do Oi Futuro por meio do programa Oi Novos Brasis.

O projeto terá um ano de duração, com a proposta de dar continuidade à recuperação das áreas verdes iniciada em julho de 2012 pelo movimento Canteiros Coletivos, em parceria com instituições e moradores desses espaços. Além disso, a iniciativa criará um portal como um espaço de trocas de experiências entre gestores e cidadãos de áreas públicas verdes urbanas.

Primeira fase

Com início em setembro, a primeira etapa do projeto prevê a formação de 45 alunos das duas comunidades, que ao longo de cinco meses vão ter aulas teóricas e práticas de jardinagem e paisagismo (técnicas de plantio e poda, plantas adequadas para áreas urbanas, cuidados com o solo, plantas floridas e frutíferas e reprodução de mudas), de ecologia (hortas urbanas, plantas alimentícias em áreas urbanas, espiral de ervas, plantio de sementes) e de arte urbana (pintura de muros e painéis com técnica mista de tinta acrílica e grafite).

Na segunda etapa, além das três oficinas acima citadas, serão oferecidas aulas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Liderança, com seis meses de duração. O objetivo é fazer com que os próprios alunos do projeto registrem suas experiências na recuperação de uma
área pública no Portal dos Canteiros Coletivos, incluindo noções de produção de textos, fotos, vídeos e podcasts – captados através de aparelhos de celular.

 


Created with flickr slideshow.