FUTURO

Geração de Renda através da Sustentabilidade

Oi Futuro apoia projeto de hortas comunitárias no Paraná.

Curitiba, 2013 - O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, está apoiando pelo Programa Oi Novos Brasis o projeto de desenvolvimento de hortas comunitárias, em parceria com o Instituto Agroflorestal Bernardo Hakvoort (IAF) e a Cooperativa de Produtos Agroecológicos, Artesanais e Florestais de Turvo (PR) – Coopaflora.

Mantidas em sua maior parte por mulheres do meio rural, as hortas produzem plantas medicinais, condimentares e aromáticas, em sistemas que evitam a depredação das florestas de araucárias, ecossistema típico do interior do Paraná. O município de Turvo tem uma das maiores coberturas de florestas de araucárias do Sul do Brasil.

Em hortas distribuídas em 380 dos 765 hectares das 85 pequenas propriedades que fazem parte da Coopaflora, os 85 associados da Coopaflora plantam eva-doce, alcachofra, alecrim, campim-limão, funcho, sálvia e orégano. A colheita é vendida pela Coopaflora para indústrias de cosméticos, farmacêuticas e de alimentos. A altitude de 1080 metros acima do nível do mar propicia o clima frio que garante a qualidade da produção.

O Instituto Agroflorestal Bernardo Hakvoort (IAF) foi fundado em 1995, inicialmente com o objetivo de conscientizar, via diálogo, os moradores de Turvo da necessidade de preservar as florestas de araucária. Com o avanço de culturas que destruíam este ecossistema, o IAF iniciou atividades de geração de renda que se combinassem com a preservação da floresta e a manutenção das tradições agrícolas dos pequenos produtores do município e de regiões vizinhas.