FUTURO

Jovem Técnico Agroecológico

O Oi Futuro selecionou o projeto Jovem Técnico Agroecológico desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável Socioambiental (ADLIS), em Roraima, pelo Edital 2014 do Programa Oi Novos Brasis. Desde 2004, o programa contribui com iniciativas inovadoras que visam o desenvolvimento comunitário e a promoção, uso e conservação do ambiente e biodiversidade em várias regiões do país.

Com o apoio do Oi Novos Brasis, o projeto objetiva capacitar jovens que residem nas comunidades rurais localizadas no Território da Cidadania Sul do estado. As aulas terão como foco práticas agroecológicas de produção rural e buscam atender estudantes de escolas públicas dos municípios de Caracaraí, Caroebe, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz do Anuá.

A iniciativa surge como uma oportunidade para os jovens filhos de pequenos e médios produtores da agricultura familiar, do sul de Roraima. O projeto é uma alternativa à agricultura convencional, responsável pela maior parte da produção de alimentos em todo o país, além de contribuir para a redução do êxodo rural dos jovens para a capital, visando o desenvolvimento das áreas rurais e a melhoria da qualidade de vida.

De janeiro a abril de 2015, serão selecionados 25 estudantes filhos de produtores rurais que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Serão selecionadas ainda cinco propriedades rurais que servirão de Unidades Demonstrativas (UDs), uma em cada município, onde será desenvolvido um projeto agroecológico, obedecendo todos os critérios de manejo ecológico dos recursos naturais. Essas propriedades servirão de modelo e de unidades de capacitação para que os demais agricultores do entorno dessa propriedade possam reaplicá-los em suas propriedades. Estima-se que cerca de 320 agricultores familiares sejam beneficiados até o final do projeto.


Created with flickr slideshow.