FUTURO

Mata Atlântica de São Paulo

O Oi Futuro selecionou pelo Edital 2014 do Programa Oi Novos Brasis o projeto Rede de Turismo Ambiental Comunidades Tradicionais que começou a ser realizado em janeiro deste ano pela Associação Cultural Comunitária Gaivota – ACCG. A iniciativa é voltada para as comunidades tradicionais de Ubatuba. O projeto pretende desenvolver o turismo ambiental com essas comunidades utilizando as tecnologias da comunicação e da informação e o trabalho em rede para garantir a melhoria da qualidade de vida, e trabalhar a valorização cultural e a sustentabilidade ambiental.

O que motivou o projeto foi o diagnóstico econômico destas comunidades tradicionais que habitam a região da Mata Atlântica Paulistana e têm em seu histórico cursos de formação reconhecida de agentes de turismo ambiental. Atualmente, questões relacionadas à subsistência dificultam a adoção de ações sustentáveis de longo prazo. Mesmo com esse desafio, as comunidades têm capacidade de oferecer diversos atrativos turísticos como artesanato, passeios, comida típica e cultura tradicional de forma sustentável.

Com o projeto, as ações de turismo ambiental existentes nas comunidades serão instrumentalizadas por meio de ferramentas de comunicação como vídeo, site e guia/catálogo a fim de promover a comunicação de forma competitiva com o mercado de turismo. Além disso, será estimulada a criação de um comitê a fim de promover diálogos entre as comunidades beneficiadas pelo projeto, órgãos públicos, sociedade civil e outros comitês de meio ambiente da cidade – propiciando às comunidades tradicionais a participação e proposição de ações socioambientais visando ao desenvolvimento do turismo ambiental da cidade.

 

Created with flickr slideshow.