FUTURO

Promoção da Sociobiodiversidade e Segurança Alimentar e Nutricional com Geração de Renda no Planalto Catarinense

Projeto apoiado pelo Oi Futuro promove agricultura orgânica e geração de renda no Planalto Catarinense.

O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, apoia o projeto “Promoção da Sociobiodiversidade e Segurança Alimentar e Nutricional com Geração de Renda no Planalto Catarinense”, da Cooperativa Ecoserra. Selecionado pelo Programa Oi Novos Brasis, o projeto promove a transição da agricultura convencional para a orgânica, gerando renda as comunidades rurais e ao mesmo tempo preservando os rios, florestas e a fauna, assessorando o uso de tecnologias limpas e educação ambiental.

O Oi Futuro apoia a capacitação e assessoria técnica dos agricultores e agricultoras desta cooperativa, através de oficinas e visitas técnicas e reforma das instalações da Ecoserra para processar frutas e hortaliças orgânicas. O objetivo é agregar valor e melhorar a renda das famílias, além de investir em pesquisas para processamento do pinhão, como forma de valorizar e prolongar a vida do produto, preservando a floresta de araucária a partir da valorização de sua amêndoa, a qual pode ser extraída sem derrubar árvores.

O projeto irá atender 13 Municípios do Planalto Catarinense, onde se encontram os menores IDHs do Estado de Santa Catarina, e irá beneficiar de forma direta 150 famílias de Agricultores e Agricultoras. Com o apoio do Oi Futuro, será possível incluir novas famílias e qualificar o trabalho existente, dando respostas às demandas sociais, ambientais e econômicas históricas da região.

A Cooperativa Ecológica Ecoserra foi fundada em 1999 por 20 agricultores, artesãos e consumidores que buscavam comercializar e se autoabastecer com alimentos limpos e preços justos. Desde então a organização vem desenvolvendo a agricultura orgânica na região e ampliando o alcance da entidade, que atualmente já conta com 420 sócios. O apoio do Oi Futuro vem reforçar o posicionamento da cooperativa de viabilizar o desenvolvimento econômico e social combinado com a preservação dos ecossistemas na Mata Atlântica e da melhoria da qualidade de vida.

 


Created with flickr slideshow.