FUTURO

Semeando Cidadania no Semiárido Paraibano

Com o objetivo de colaborar para que mulheres rurais do Cariri se mobilizem para a garantia de direitos e o acesso às políticas e serviços sociais básicos, a Cunhã Coletivo Feminista iniciou o projeto Semeando Cidadania no Semiárido Paraibano, em janeiro de 2015. A ação envolverá diretamente 150 pessoas (102 mulheres e 48 homens) e indiretamente cerca de 1.720 pessoas no estado.

A ação conta com o apoio do Oi Futuro e consiste na execução de encontros temáticos, mobilizações sociais, participação em reuniões e mobilizações comunitárias, elaboração de planos de incidência política, intercâmbios entre grupos, entre outros. Outra iniciativa deste projeto será a criação de um mapa interativo na plataforma do site da Cunhã, onde serão visibilizados todos os grupos de mulheres e as principais ações desenvolvidas nos seis municípios da região: Camalaú, Congo, Monteiro, Prata e Sumé.

O projeto pretende aprimorar as capacidades técnicas, sócio-organizativas e políticas das comunidades baseadas nos princípios da sustentabilidade, com justiça socioambiental na convivência com o semiárido. Entre os principais resultados esperados está a potencialização da incidência das mulheres em espaços de participação e controle social que possam contribuir com mudanças na qualidade de vida destas comunidades.

 

A Cunhã atua há mais de dez anos junto às mulheres rurais do Cariri na perspectiva de criar espaços de diálogo e estratégias de enfrentamento às desigualdades nas relações de gênero e no combate à pobreza. A ação inicial teve como foco o incentivo à organização social e política das mulheres, priorizando sua auto-organização e autonomia econômica, uma vez que as “poucas” iniciativas existentes eram dispersas e pouco efetivas.

O Semiárido – O projeto está inserido na região do Cariri Ocidental, onde a estação chuvosa é curta e a evaporação potencial supera a precipitação praticamente em todos os meses do ano. A região tem forte presença de áreas de assentamentos rurais e comunidades de agricultores(as) familiares, sendo rica em potencialidades produtivas, destacando-se atividades agropecuárias e artesanato.

A organização – A Cunhã Coletivo Feminista é uma organização não governamental sem fins lucrativos localizada na cidade de João Pessoa, Paraíba, região Nordeste do Brasil, fundada em 1990. Tem como missão promover a igualdade de gênero, tendo como referências os direitos humanos, o feminismo, a justiça social e a democracia. Tem atuação consolidada em ações de advocacy, estratégias de comunicação e educação política feminista para a intervenção em políticas públicas voltadas para as mulheres.


Created with flickr slideshow.