FUTURO

Varal Agência de Comunicação

Ateliê de Ideias implanta agência de comunicação em comunidades de baixa renda com apoio do Oi Futuro

Vitória – Setembro de 2013 - O projeto Varal Agência de Comunicação atenderá jovens de comunidades de baixa renda do Território do Bem – nome dado pelos próprios moradores para o conjunto de comunidades São Benedito, Itararé, Floresta, Engenharia, Jaburu, Bonfim, Bairro da Penha e Consolação. A Varal realiza atividades de formação nas áreas de comunicação e marketing, tais como fotografia, produção audiovisual, redação jornalística, produção de textos, rádio, edição de imagens, web design, criação gráfica e estratégias de marketing. O projeto é desenvolvido pelo Ateliê de Ideias, com apoio do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, por meio do programa Oi Novos Brasis, e da Prefeitura Municipal de Vitória, através da edição municipal do Programa Ponto de Cultura do Ministério da Cultura. A ideia do Varal surgiu quando o Ateliê de Ideias concluiu que os empreendedores e comerciantes precisariam de assessoria em comunicação e marketing para atrair clientes aos pequenos negócios destas comunidades. As entidades comunitárias também precisam de apoio para divulgar os serviços e atividades que realizam e estão disponíveis para os moradores.
A proposta da Varal é ser um espaço criativo, em que os jovens frequentem oficinas, participem de atividades formativas e utilizem sua estrutura tecnológica para aprender sobre técnicas, ferramentas e conceitos de comunicação e marketing. Os jovens têm ainda a oportunidade de atuar durante e depois da formação – oferecendo serviços de consultoria e assessoria para comerciantes, empreendedores e entidades comunitárias da região, e também para empresas de fora da comunidade. Trata-se, portanto, de uma estratégia de formação empreendedora e profissional para os jovens, ao mesmo tempo em que também gera renda para esses jovens, já que estes podem oferecer seus serviços na região.
Os jovens participantes convivem com o quadro de vulnerabilidade social da região marcada pela precariedade de serviços sociais e equipamentos culturais e pela insuficiência de políticas públicas, especialmente para juventude.

Sobre o Ateliê de Ideias

O Ateliê de Ideias é uma organização social de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, que foi fundada em 2003 e tem o objetivo de apoiar atores locais para realização de projetos e soluções para o desenvolvimento local. Em dez anos de atuação, o Ateliê de Idéias já beneficiou mais de 5 mil pessoas através de projetos de fortalecimento comunitário, formação profissional, educação ambiental, habitação e da gestão de um banco comunitário local no Território do Bem – o Banco Bem.

 


Created with flickr slideshow.