Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Sustentabilidade em festivais: edital com inscrições até 09/09

24/08/2022

Sustentabilidade em festivais: edital com inscrições até 09/09

Com inscrições abertas até o dia 09 de setembro, o Cultura Circular é uma iniciativa idealizada pelo British Council com apoio do Oi Futuro, que pretende utilizar o universo dos festivais para a construção de novas possibilidades de um futuro sustentável por meio das artes.

Seis festivais do Brasil inteiro serão contemplados com um patrocínio de R$100mil/cada para elaborar criações artísticas que estimulem reflexões para possíveis ações de enfrentamento às questões climáticas, além de receberem formações e mentorias para a efetivação dessas ações. Serão selecionados aqueles que trabalharem obrigatoriamente os dois eixos:

1- Adoção de melhores práticas socioambientais nas diferentes etapas de operação do festival;

2 – Realização de residência com artista britânico de sua escolha que resulte em trabalho inédito, a ser apresentado durante o festival. As propostas de trabalho artístico resultantes desta cooperação devem refletir uma das seguintes áreas temáticas:

 – MUDANÇAS CLIMÁTICAS E BIODIVERSIDADE: combate às mudanças climáticas e defesa da biodiversidade;

 – CULTURA SUSTENTÁVEL E INCLUSIVA: desenvolvimento sustentável e de impacto social;

 – ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: relação entre natureza e arte a partir de experiências multiplataformas e pesquisas sobre bioacústica, arquitetura sonora, territorialidade, tecnologias sociais e ancestrais, inteligência artificial, nft, dentre outros.

O Cultura Circular também visa estabelecer uma conexão artística entre Brasil e Reino Unido, portanto, é imprescindível que cada festival participante esteja disposto e apto a receber artistas do Reino Unido para uma residência artística.

Luciana Adão, coordenadora de Patrocínios Culturais do Oi Futuro, e Rafael Ferraz, gerente de Artes do British Council, explicaram cada detalhe do edital e seu processo de inscrição neste vídeo:

Consulte o [regulamento do edital] e participe agora se inscrevendo [aqui]

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade